Em recomendação MPE dá 10 dias para prefeitura de Corumbá definir sobre ocupações irregulares

Você está visualizando atualmente Em recomendação MPE dá 10 dias para prefeitura de Corumbá definir sobre ocupações irregulares
Terrenos sem destinação foram ocupados por famílias em Corumbá / Fotos: Erik Silva
  • Autor do post:
  • Post publicado:7 de dezembro de 2020

Corumbá (MS)- Uma recomendação expedida pelo Ministério Público Estadual à Prefeitura de Corumbá, deu prazo de 10 dias para que o município se posicione sobre as medidas que serão adotadas em relação as ocupações irregulares que se formaram em terrenos públicos e privados na parte alta da cidade.

Em caso de omissão e a não aplicação da legislação vigente, a recomendação lembra que o chefe do executivo municipal poderá responder pelo ato de improbidade administrativa.

As recomendações do MPMS derivam de apurações sobre duas ocupações ilegais – uma na Rua Piauí, aos fundos da BR-262; outra ao longo das ruas Quinze de Novembro e Sete de Setembro. A primeira fica em área privada e a segunda em terreno público.

Segundo a promotora Ana Rachel Borges de Figueiredo Nina, da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Corumbá, há um “crescente número de loteamentos irregulares construídos em áreas públicas e privadas no município […], inclusive em regiões de morraria”.

A promotora questiona a função social das propriedades hoje ocupadas com base no Plano Diretor de Corumbá, uma vez que não servem de habitação adequada, tampouco promovem atividades econômicas geradoras de empregos e renda, protegem o meio ambiente ou preservam o patrimônio cultural.

No caso do terreno ocupado da Rua Piauí, o MPMS pede que o prefeito aplique lei municipal para fazer cumprir a função social da área. A norma, com lastro na Constituição Federal, prevê de parcelamento compulsório à desapropriação caso o proprietário do local se mantenha inerte.

A 2ª Promotoria de Justiça também sugeriu que a prefeitura ajuíze ação para reintegração de posse dos terrenos públicos ocupados. Além disso, pediu a demolição de construções irregulares em APP (Área de Preservação Permanente) e região de morraria.

Para o MPMS, os moradores das ocupações irregulares de Corumbá devem ter situação habitacional regularizada pela prefeitura. A administração municipal deve informar se vai acatar as medidas. Se rejeitá-las, o prefeito Marcelo Iunes pode ser responsabilizado.

A prefeitura já entrou com pedido de reintegração de posse, mas ao ter o pedido deferido pela justiça, tentou reverter a ação pedindo mais prazo para o devido cumprimento da decisão.

As recomendações datam do último dia 2 de dezembro, mas foram publicadas na edição de hoje (7) do Diário Oficial do MPMS.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular