Detran-MS afirma que valor do licenciamento não vai diminuir com fim do CRLV em papel moeda

Você está visualizando atualmente Detran-MS afirma que valor do licenciamento não vai diminuir com fim do CRLV em papel moeda
  • Autor do post:
  • Post publicado:18 de novembro de 2020

O fim da emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) não deve impactar no valor do licenciamento, afirmou o Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul).

Desde o dia 1º de agosto, resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabeleceu que a emissão do documento do veículo seja feito apenas de forma digital. Dessa forma, o proprietário recebe o arquivo do documento e pode imprimir quantas vezes quiser.

Conforme o órgão, o valor da taxa cobrado pelo serviço de licenciamento de veículos não sofreu reflexo no conjunto das mudanças ocorridas. Isso porque, segundo o departamento, “o papel moeda utilizado para emissão do licenciamento anual não estava incluído no valor do serviço, uma vez que era fornecido pela Seguradora Líder, não gerando custos para o Departamento de Trânsito”.

Ainda conforme o Detran-MS, houve uma série de mudanças no órgão que absorve as taxas pagas pelos proprietários de veículos. “A evolução ocorrida no serviço de licenciamento acarretou uma série de adequações e melhorias, com a revisão periódica dos processos internos, impactando na adaptação e manutenção da estrutura tecnológica da autarquia, sendo que o valor da taxa cobrado pelo serviço de licenciamento de veículos não sofreu reflexo no conjunto das mudanças ocorridas”.

A mudança no bolso ocorre apenas em caso da emissão de segunda via, que agora perdeu sentido, uma vez que com o documento digital, o cidadão pode imprimir quantas vezes desejar.

Como é calculado?

O valor do licenciamento é calculado com base nas UFERMS (Unidade Fiscal de MS), que é alterada a cada mês. Em novembro, o valor da unidade foi estipulada em R$ 34,23.

Assim, o licenciamento é  tabelado em 5 UFERMS. Em novembro, o valor para renovar a CRLV seria, por exemplo, de R$ 171, 15.

A tabela de serviços do Detran foi determinada por força da Lei n. 4.282 de 2012. Alterações são feitas somente após passar pela Assembleia Legislativa.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular