Bombeiros seguem para Serra do Amolar e reforçam combate aos incêndios no Pantanal

Você está visualizando atualmente Bombeiros seguem para Serra do Amolar e reforçam combate aos incêndios no Pantanal
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de novembro de 2020

Corumbá (MS)- Mais uma equipe de militares do Corpo de Bombeiros, seguiram na manhã desta quarta-feira (4), em deslocamento com destino a região da Serra do Amolar, para ajudar no combate aos incêndios que voltaram atingir a região.

Militares de Aquidauana e jardim reforçam o efetivo e devem se juntar as guarnições do 3º GB e do Prevfogo que já se deslocaram nesta terça-feira (3), para localidade. O deslocamento será realizado de barco em um trajeto de 170 quilômetros, percorridos em cerca de cinco horas.

De acordo com informações, as chuvas que sobreveio nos últimos dias não foi suficiente para controlar os focos de incêndios e as queimadas que desde o início do ano, tem castigado a região pantaneira, voltou a consumir a vegetação na Serra do Amolar.

Cada militar permanece em média 10 dias em operação e conforme a necessidade e avanço da situação, novas equipes poderão ser acionadas para reforçar o contingente ou fazer o revezamento com os combatentes em campo.

Perda da Fauna

Além da vegetação, uma das piores queimadas já registradas na história do Pantanal, tem ocasionado uma verdadeira devastação em sua fauna. Milhares de animais morreram em decorrência do fogo e outros são diretamente afetados pela escassez de alimentos e água.

Nesta terça-feira (3), dois filhotes macho de onças-pintadas foram resgatados por voluntários e médicos-veterinários do Instituto do Homem Pantaneiro, após serem vistos bastante debilitados.

Ambos apresentavam queimaduras e quadro severo de desidratação. Os animais foram levados para tratamento no CRAS em Campo Grande com auxilio da Marinha, mas um dos animais não resistiu aos ferimentos e veio a óbito cerca de duas horas após dar entrada na unidade.



Corumba(MS)- No início da manhã desta quarta-feira mais militares do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul iniciaram o deslocamento para a região do Amolar, distante aproximadamente 170 KM de Corumbá, as equipes de militares realizaram o deslocamento via fluvial e leva em média de cinco a seis horas.

Os reforços vieram de outras unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, militares de Aquidauana e Jardim somarão esforços com os outros bombeiros que chegaram ontem na Serra do Amolar juntamente com os brigadistas do Prevfogo.

Um Bombeiro Militar permanece em média dez dias em uma operação como está, conforme a necessidade é possível o acionamento de mais combatentes para o revezamento das equipes ou conforme o avanço favorável  da operação ela pode ser encerrada. 

Apesar das chuvas, não é possível determinar as causas do incêndio nesta região pantaneira que faz divisa com o Mato Grosso do Sul.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular