Equipe recebe denúncias de incêndios criminosos no Passo do Lontra

Você está visualizando atualmente Equipe recebe denúncias de incêndios criminosos no Passo do Lontra
  • Autor do post:
  • Post publicado:3 de outubro de 2020

Campo Grande (MS) – A comitiva formada por representantes dos principais órgãos envolvidos no combate aos incêndios florestais passou pela localidade do Passo do Lontra, no Pantanal, no fim da tarde dessa sexta-feira (02). No local, segundo revelou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck – que encabeça o grupo – eles receberam a denúncia de que um incêndio criminoso havia sido iniciado há pouco, numa distância de 11 quilômetros ao longo do rio Miranda.

“Uma equipe foi deslocada imediatamente para fazer a verificação se há de fato a incidência desse incêndio, combater o fogo e tomar as providências cabíveis com eventuais responsáveis, se forem identificados”, disse o secretário.

Na região do Passo do Lontra, Verruck informou que as equipes trabalham no combate a focos de incêndio ao longo da estrada-parque. “Muito próximo à estação ecológica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul nós temos um foco e as equipes foram deslocadas para fazer esse atendimento.

Em depoimento à reportagem que acompanha a comitiva, o sargento João Carlos, do Corpo de Bombeiros, conta que existem muitos focos na região, alguns em localidades de difícil acesso, e muitos ao longo da rodovia. “É uma luta diária. Em alguns lugares só se chega por embarcação ou aeronave. A gente conta com apoio de fazendeiros da região que conhecem melhor o local e também nos ajudam com materiais. Essa é nossa realidade diária”, disse.

Para o subtenente Jacques, do Corpo de Bombeiros do Paraná, o calor e os ventos fortes são os maiores inimigos, pois facilitam a propagação das chamas. Ele elogiou a união das forças de segurança com a sociedade civil na tentativa de debelar os incêndios, porém espera que chova logo para os focos cessarem definitivamente.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular