Começa neste sábado testes com bombas de captação emergencial em Corumbá

Você está visualizando atualmente Começa neste sábado testes com bombas de captação emergencial em Corumbá
Bomba de captação poderá ser ativada em caso do nível do Rio Paraguai continuar diminuindo / Foto: Divulgação
  • Autor do post:
  • Post publicado:26 de setembro de 2020

A Empresa de Saneamento do Mato Grosso do Sul- Sanesul, juntamente do Governo do Estado, enviaram bombas hídricas para Corumbá na última quinta-feira (24) como medida preventiva ao sistema de captação e abastecimento de água da “cidade branca” e Ladário.

Segundo o Supervisor da unidade regional, Jackson Sales, a previsão para a simulação dos equipamentos é para o sábado, dia 26.

“Planejamos levar a bomba até a captação no sábado para fazer a simulação e os demais testes necessários. O objetivo é ver o desempenho do equipamento com tempo de fazer ajustes se for preciso”, explicou.

A movimentação se deve ao baixo nível do rio Paraguai, situação que colocou as autoridades do Estado em alerta. Este ano, Mato Grosso do Sul está enfrentando uma das maiores secas dos últimos 40 anos, o que exige monitoramento e medidas preventivas do Governo do Estado e da Sanesul responsáveis pelo abastecimento de água das cidades de Corumbá e Ladário.

Por esta razão, esta semana, o diretor-presidente da Sanesul Walter B. Carneiro Jr, o Diretor de Engenharia e Meio Ambiente Helianey Paulo da Silva e o titular da Semagro Jaime Verruck, se reuniram na sede administrativa da Empresa com o objetivo de traçar estratégias para monitorar a crise hídrica.

Uma das medidas elaboradas em conjunto com a SEMAGRO (Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), foi o acompanhamento de perto de medição da régua do nível da água do Rio Paraguai, e envio das bombas hídricas.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular