Presídio de Corumbá já tem 91 presos contaminados pela Covid-19

Você está visualizando atualmente Presídio de Corumbá já tem 91 presos contaminados pela Covid-19
Testagem em massa começaram a ser realizadas nesta quinta-feira (3) / Foto: Divulgação Agepen
  • Autor do post:
  • Post publicado:3 de setembro de 2020

Corumbá (MS)- Um verdadeiro surto do novo coronavírus vem contaminando presidiários custodiados no presídio masculino de Corumbá. Desde a última semana, internos passaram a apresentar os sintomas e testaram positivo para doença.

A situação de risco levou a Secretaria Estadual de Saúde em conjunto com a Agepen e Secretaria municipal, a realizar uma testagem em massa dentro da unidade. A secretaria destinou 4 mil testes para os presídios do estado, mil deles somente para os presídios masculino e feminino de Corumbá.

As testagens iniciaram na manhã desta quinta-feira (3.9) e foram realizadas apenas no período matutino, conforme cronograma estabelecido pelo Município, que destinou três profissionais de saúde para aplicação. A ação dá continuidade aos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos no presídio, com testagens em internos sintomáticos e servidores.

Conforme relatório da direção do presídio, com as novas testagens um total de 91 reeducandos já foram positivados com a doença no EPC, dos quais 55 identificados no mutirão.

Isolamento

Conforme divulgado pela Agepen, os detentos diagnosticados como positivos para Covid-19, estão sendo isolados em um espaço preparado dentro da unidade. São três celas que já haviam sido esvaziadas, além de uma sala que foi transformada em alojamento, todas dentro da mesma ala no presidio, com capacidade mínima de 41 vagas.

Após os novos casos diagnosticados dentro do sistema prisional, a direção do presídio já está providenciando uma nova estratégia de isolamento seguro, conforme orientações de biossegurança da Vigilância Sanitária do Município.

De acordo com o diretor do EPC, Amilton Evangelista, caso seja necessário, outras celas serão esvaziadas para garantir o isolamento. Além disso, o dirigente destaca que os internos positivados recebem acompanhamento diário para observar o quadro de saúde. Os familiares de todos os positivados estão sendo informados.

Presídio Feminino

Os trabalhos também tiveram início nesta quinta-feira na unidade feminina de Corumbá, com testagens em servidores e internos, mas nenhum caso foi constatado até o momento.

Conforme a diretora do Estabelecimento Penal Feminino “Carlos Alberto Jonas Giordano”, Elizandra Assis da Silva, além de não ter havido casos positivos, não há internas sintomáticas no local.

testagem epfcaj

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular