Imagens mostram devastação das queimadas na região do Amolar | vídeo

Você está visualizando atualmente Imagens mostram devastação das queimadas na região do Amolar | vídeo
Fogo consome vegetação nas duas margens do Rio / Foto: Edilaine Arruda
  • Autor do post:
  • Post publicado:5 de agosto de 2020

Corumbá (MS)- Imagem gravadas nesta terça-feira (4), por moradores da região do Amolar, no Pantanal de Corumbá, e enviadas pelos leitores à redação do Folha MS, dão a dimensão da devastação provocada pelas queimadas que assolam o Pantanal e demonstram o tamanho do desafio enfrentado pelas equipes do Corpo de Bombeiros, Ibama, Prevefogo e militares das forças armadas que atuam no combate aos focos de incêndio.

As fotos foram registradas por Edilaine Nogales de Arruda, na região do Amolar, no “Riozinho Tarumã”, mais conhecido como “Conta Certo”. Segundo ela, é importante a divulgação das imagens para a conscientização das pessoas quanto ao prejuízo ambiental que sofre o Pantanal, por meio das queimadas.

queimadas pantanal2
Labaredas consomem árvores com mais de 20 metros de altura

Os registros mostram diversos focos de incêndio que ocorrem junto as duas margens do rio e que tomam proporções gigantescas avançando pela vegetação e consumindo árvores com chamas que atingem mais de 20 metros de altura.

Além das chamas, uma grande quantidade de fumaça toma conta da paisagem prejudicando não apenas a navegação como também a vida das famílias que vivem em um dos lugares mais belos do Pantanal.

PMA investiga área queimada

De acordo com o secretário de meio ambiente de Mato Grosso do Sul, as ações desenvolvidas por militares do Corpo de Bombeiros, Ibama, Prevfogo e militares das forças armadas, tem ainda o reforço da Polícia Militar Ambiental de MS, que passa a ter um dos focos das suas ações o combate, fiscalização e repressão ambiental. Segundo o Ibama, mais de 90% dos incêndios são provocados pela ação humana.

A Marinha atua dando suporte às ações da PMA com tropa armada e o transporte de helicóptero dos policiais ambientais que cumprirão os atos de autuação.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular