Desenvolvimento de sistema online visa controlar trânsito de animais em Mato Grosso do Sul

You are currently viewing Desenvolvimento de sistema online visa controlar trânsito de animais em Mato Grosso do Sul
Desenvolvido pela Iagro, sistema fará cadastro de veículos, motoristas e outros para monitorar transporte
  • Post author:

Cumprindo com o cronograma de ações do PNEFA (Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa), a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) está desenvolvendo um sistema de cadastramento de veículos, motoristas e carrocerias, para ter controle total do trânsito de animais no Estado.

PUBLICIDADE

Mato Grosso do Sul prevê retirar a obrigatoriedade da vacina contra a febre aftosa em 2021 e, para isso, tem tomado uma série de medidas no âmbito da vigilância sanitária para contribuir para que o país seja considerado zona libre de febre aftosa sem vacinação. O status gera benefícios comerciais e sanitários ao Brasil.

O sistema foi apresentado ao secretário Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), que validou o projeto. O próximo passo para a implantação é a publicação de uma portaria que vai estabelecer como o sistema irá funcionar.

“Criamos dentro da Iagro uma estrutura de inteligência para fazer todo o acompanhamento da vigilância sanitária no Estado. Esse projeto também está alinhado com a proposta do MS Digital, de criar serviços inteligentes para atender a população”, destaca o secretário Jaime Verrck.

Presidente da Iagro, Daniel Ingold ressalta que a iniciativa visa rastrear todo o transporte de animais no Estado, cumprindo com o que é definido pelo cronograma do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). “Futuramente esse sistema será atrelados à GTA (Guia de Trânsito Animal) para controle efetivo do trânsito de animais e o mapeamento de todo o Estado”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE