Hércules C-130 inicia combate às queimadas no Pantanal a partir desta segunda-feira

Você está visualizando atualmente Hércules C-130 inicia combate às queimadas no Pantanal a partir desta segunda-feira
Aeronave tem capacidade de despejar até 12 mil litros de água sobre os focos de queimadas / Foto: FAB
  • Autor do post:
  • Post publicado:27 de julho de 2020

Corumbá (MS)- Um importante aliado ao combate das queimadas que vem devastando o Pantanal nas últimas semanas, deverá iniciar a operação na região nesta segunda-feira (27). Somado ao trabalho do Corpo dos Bombeiros, Ibama, Prevfogo e militares da Marinha e Exército, o Hércules C-130 da FAB que possui capacidade de despejar até 12 mil litros de água de uma única vez sobre pontos de queimadas, será uma das peças chaves para apagar os diversos focos de incêndio.

De acordo com informações do Centro de Operações de Combate às queimadas instalado no comando do 6º Distrito Naval em Ladário, as ações desta segunda-feira estão programadas para serem realizadas em áreas próximas das cidades de Corumbá e Ladário.

Com emprego das aeronaves da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, será realizado o transporte de militares e bombeiros militares para o combate das queimadas nas regiões Laranjeiras, próximo a Jatobazinho, e Castelo.

Nas áreas de difícil acesso, onde não há local para pouso das aeronaves, será empregada a aeronave C-130 Hércules, da Força Aérea Brasileira, munido do sistema de combate a incêndio “Modular Airbone Fire Fighting System” (MAFFS). O avião cargueiro tem capacidade de despejar até 12 mil litros de água em cada sobrevoo.

hercules2
C-130 Hércules, da Força Aérea Brasileira, munido do sistema de combate a incêndio “Modular Airbone Fire Fighting System” (MAFFS)

Ainda de acordo com o comando, está previsto para esta segunda-feira, sobrevoos de reconhecimento com as aeronaves UH-12 e UH-15 na região Sul de Corumbá, nas proximidades de Forte Coimbra, e na região Norte, na Serra do Amolar, para posterior planejamento das ações de combate.

Trabalho conjunto

O trabalho de combate às queimadas no Pantanal vem sendo realizadas por uma força-tarefa que conta com a participação de militares do Corpo de Bombeiros, Marinha, exército e agentes do Ibama e Prevfogo.

O uso de aeronaves ajuda no avanço do combate, especialmente em áreas de difícil acesso onde as equipes de solo encontram maior dificuldade de chegar.

incendio
Equipes trabalham no combate às queimadas por terra

Cerca de 50 militares do Corpo de Bombeiros trabalham na operação, com o apoio de oito veículos terrestres da corporação, além dos brigadistas do Ibama, Polícia Militar Ambiental e o apoio das três forças armadas. A maior dificuldade está no deslocamento até os focos porque os terrenos são acidentados, de difícil acesso.

Foram mobilizados para a Operação Pantanal II, bombeiros de Corumbá, Jardim, Aquidauana, Maracaju, Ponta Porã e Campo Grande, além de 18 brigadistas do Prevfogo, do Ibama. O Centro de Comando da Operação foi instalado em Ladário. 

helicoptero
Aeronaves já trabalham no apoio às equipes de solo

Por conta do incêndio, o governador Reinaldo Azambuja decretou situação de emergência ambiental na área do Pantanal de Mato Grosso do Sul por 180 dias e suspendeu os efeitos das autorizações ambientais de queima controlada.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular