Onça surpreende guias turísticos ao descansar em cima de trilha de madeira que seria vistoriada em MS

Você está visualizando atualmente Onça surpreende guias turísticos ao descansar em cima de trilha de madeira que seria vistoriada em MS
Onça-pintada é flagrada descansando durante vistoria em trilha de madeira, no Pantanal de MS. — Foto: Fazenda San Francisco/Edir Alves
  • Autor do post:
  • Post publicado:18 de junho de 2020

Uma onça-pintada foi flagrada descansando em cima de uma trilha de madeira no último domingo (14), em Miranda, cidade que fica no Pantanal sul-mato-grossense. De acordo com o guia turístico, Edir Alves, responsável pelo registro, o animal estava deitado e não foi incomodado, já que estava em seu habitat natural.

Conforme Edir, que também é fotógrafo, um outro colega de trabalho foi quem notou o animal e o comunicou. Os dois fariam uma espécie de vistoria na trilha de madeira que se prepara pare receber novamente os turistas. As visitações foram interrompidas em março por conta da pandemia da covid-19. Para não incomodar a onça-pintada, que já foi vista no local outras vezes, o serviço foi adiado.

“Mesmo quando os turistas estão por aqui, temos um grande cuidado ao observar os animais. Somos nós que estamos no espaço deles e por isso, não os incomodamos, apenas os apreciamos”, explicou ao G1.

Como não poderia vistoriar a trilha, Edir aproveitou para fazer algumas fotos à distância da onça. As imagens foram publicadas na rede social da Fazenda San Francisco, especializada em turismo ecológico.

As imagens mostram desde a onça bocejando até ela dormindo tranquilamente no local. Os guias brincaram com a situação e se referem ao encontro com bom humor. “Um pequeno imprevisto nos fez desistir e deixar para uma próxima vez”, escreveram.

83380028 3238121832914762 8794371855109003726 n
Onça dorme sob passarela de madeira e impede guias-turísticos de fazer vistorias. — Foto: Fazenda San Francisco

Edir ainda conta que para fazer o registro, precisou passar por uma mata e do outro lado da trilha, há cerca de 400 metros, conseguiu fotografar a onça que aparentemente nem notou a presença deles. O guia calcula que cerca de 15 onças vivem na área da propriedade rural.

Conforme Edir, a onça flagrada nesse último domingo, é conhecida como “Maripousa” e foi identificada pelos biólogos da propriedade por conta de machas: “Essa [onça] sempre aparece por aqui e desde o ano de 2011, ela já foi avistada pelo menos umas três vezes com ninhadas deferentes”, finaliza.

whatsapp image 2020 06 18 at 11.57.24
Onça-pintada descansa no meio de passarela de madeira, no Pantanal de MS. — Foto: Fazenda San Francisco/Edir Alves

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular