Campanha de conscientização marca o dia e a semana de Combate ao Feminicídio em Corumbá

Você está visualizando atualmente Campanha de conscientização marca o dia e a semana de Combate ao Feminicídio em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:30 de maio de 2020

Corumbá abre na segunda-feira, 1º de junho, uma intensa campanha de conscientização com foco nas ações de combate ao feminicídio. As atividades acontecerão por meio de entrevistas nos órgãos de imprensa da cidade, bem como via Internet, com lives na rede social (Facebook).

A campanha faz parte de uma estratégia adotada pela Prefeitura de Corumbá, Câmara Municipal e parceiros que integram uma grande rede de enfrentamento ao problema, e vai marcar o “Dia Municipal de Combate ao Feminicídio”, lembrado sempre em 1º de junho, e a “Semana Municipal de Combate ao Feminicídio”, instituídos pela Lei n° 2.705, de autoria do vereador e presidente do Poder Legislativo, Roberto Façanha, com assinatura de mais sete vereadores: Tadeu Vieira, Gaúcho da Pró-Art, Manoel Rodrigues, André da Farmácia, João Mário, e pelos então vereadores Paulo Bertini e Cristóvão Contador (suplentes), sancionada pelo prefeito Marcelo Iunes em 14 de novembro de 2019.

Façanha informou esta semana que a Câmara é parceira nas ações. Ele lembrou que a Lei foi pensada justamente como forma de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a violência sofrida pelas mulheres, que muitas das vezes leva à morte violenta (feminicídio), bem como divulgar os serviços e os mecanismos legais de proteção à mulher em situação de violência e as formas de denúncia.

“Será uma semana diferente daquilo que prevíamos por conta da pandemia do coronavírus, mas importante para discutirmos e o feminicídio como maior violação dos direitos humanos contra mulheres”, citou, ressaltando que a programação prevê entrevistas nos meios de comunicação, além de lives.

Programação

De segunda-feira, 1º, até sexta-feira, 06, os integrantes da Rede vão visitar as emissoras de rádios de Corumbá, abordando os temas “Feminicídio x Isolamento Social”, e “Feminicídio x Estratégias de Enfretamento”.

A Internet será também uma aliada da campanha que marca a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio. A partir de segunda-feira estão previstas lives e já na abertura, o debate fica por conta do tema “Secretaria Especial de Cidadania e Políticas Públicas abrangendo os aspectos da violência contra a mulher”, com a secretária Amanda Cristiane Balancieri Iunes, com início às 09 horas, no Facebook da Prefeitura de Corumbá Prefeitura de Corumbá.

Nos demais dias, as lives acontecerão sempre às 18 horas, com transmissão pelo Portal Zoom (aplicativo ZOOM Cloud Meetings). Na terça, dia 02 de junho, o tema em debate será “Aspectos práticos no Enfrentamento à Violência contra a Mulher”, com a professora e doutora Claudia Araújo; o tenente-coronel Massilon de Oliveira Silva Neto, comandante da PM, e a delegada da Mulher, Tatiana Zingier e Silva.

No dia 03, quarta, a Live será com o advogado da OAB de Corumbá, Roberto Lins. Na quinta, 04, o tema focado será o “O Papel da Rede no Combate ao Feminicídio”, com o presidente da Câmara, Roberto Gomes Façanha; A

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular