Médico desmente fake News e nega casos suspeitos de coronavírus em Corumbá

Você está visualizando atualmente Médico desmente fake News e nega casos suspeitos de coronavírus em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:13 de março de 2020

Corumbá (MS)- Após mensagens divulgadas por grupos de whatsapp e nas redes sociais serem compartilhadas de forma viral, o médico responsável pelo CTI de Corumbá, Manoel João Costa, negou ter conhecimento até ao meio dia desta sexta-feira 13, da existência de casos suspeitos do novo Coronavírus em Corumbá.

Na mensagem que foi compartilhada pelas redes sociais, mostra um suposto grupo familiar que citava o nome do médico para referenciar um possível surto da doença em Corumbá que segundo a postagem já chegaria ao número de 150 suspeitos.

Em conversa com a reportagem do Folha MS, um dos profissionais de medicina mais respeitados na cidade, destacou que existe sim, um estado de atenção e alerta por parte do município e profissionais de medicina, para voltar as atenções à prevenção.

“Estamos em alerta devido ao crescente número de casos que se replicam por todo o país. Neste sentido estamos tomando algumas medidas e tive uma reunião com Eduardo Iunes que é o presidente da Junta, onde informamos que vou montar uma estrutura, com a ativação de mais dois leitos no CTI para totalizar 12, e vou ativar 20 leitos com 20 ventiladores mecânicos. Isso porque, o tratamento do Coronavírus quando o paciente com recomendação de internação, é feito a intubação aerotraquial com ventilação mecânica”, afirmou.

medico
Dr. Manoel João Costa – Foto: Arquivo Pessoal
ouça o áudio

Neste mesmo sentido, uma nota da Prefeitura de Corumbá divulgada nesta sexta-feira (13), enfatiza que apesar de não haver até o momento casos suspeitos notificados na cidade, o município está em alerta  e pede a ajuda da população tanto na prevenção, quanto ao não compartilharem notícias falsas divulgadas por diversos canais.

Confira a nota na íntegra

Apesar de Corumbá não ter registrado um caso suspeito do Novo Coronavírus, o município está em alerta.

O Secretário de Saúde, Rogério Leite explica “há uma projeção de um grande aumento de casos no Brasil, e que deve chegar a Corumbá, já capacitamos a nossa rede e estamos alertas. Não há motivo para pânico, pedimos para que não compartilhem boatos ou notícias falsas, isso só prejudica”.

O Ministério da Saúde esclarece que postos de saúde espalhados pelo país são capazes de atender 90% dos casos de coronavírus. Estudos indicam que a grande maioria dos casos de Covid-19 são mais leves e poderiam ser atendidos nesse nível de atenção. A população pode buscar os serviços quando apresentar os sintomas iniciais do vírus, como febre baixa, tosse, dor de garganta e coriza.

O Prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes escalare que “ainda não temos um caso suspeito na nossa cidade. No momento não há recomendação para suspensão de aulas ou algo do tipo, o setor técnico da Vigilância está monitorando os dados e  estão trabalhando junto com a rede de saúde estadual e nacional”.

“Solicitamos que a população tome os cuidados necessários, como lavar as mãos; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais e os demais medidas gerais de prevenção”, complementou o Chefe do Executivo Municipal.

No início da doença, não existe diferença quanto aos sinais e sintomas de uma infecção pelo coronavírus em comparação com os demais vírus. Por isso, é importante ficar atento às áreas de transmissão local. Para um correto manejo clínico desde o contato inicial com os serviços de saúde, é preciso considerar e diferenciar cada caso. Os casos graves serão encaminhados o Hospital para isolamento e tratamento.

Antes mesmo de surgir um caso no Brasil, Corumbá já tomava medidas visando fortalecer a Vigilância na região, principalmente pelo fato se sermos uma região de fronteira. No início de fevereiro foi feita uma reunião com diversos órgãos que atuam na fronteira, como a PF, Agesa, Anvisa, Marinha e Agência Portuária, depois realizamos outra com a equipe de Vigilância do Estado.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular