Youtuber Corumbaense faz sucesso em vídeo com interpretação de texto do samba-enredo da Mangueira

Você está visualizando atualmente Youtuber Corumbaense faz sucesso em vídeo com interpretação de texto do samba-enredo da Mangueira
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de fevereiro de 2020

Corumbá (MS)- Tal como descrito em seu refrão “Mangueira vão te inventar mil pecados”, o samba-enredo da verde-rosa, uma das mais tradicionais agremiações carnavalescas do Rio de Janeiro, despertou julgamentos, boatos e críticas na internet contra o enredo que traz em 2020 uma releitura da biografia de Jesus Cristo.

Atendendo ao pedido de uma amiga, a Professora e Pedagoga Corumbaense, Marluci Brasil, fez uma videoaula bem didática, onde, através da interpretação de texto, desmistificou e ponderou, ponto-a-ponto, a letra do polêmico samba-enredo.

A explicação publicada em seu canal do youtube, assim como as polêmicas direcionadas à verde e rosa carioca, causou uma grande repercussão na internet e chamou a atenção de representantes de diversas agremiações carnavalescas do Rio de Janeiro.

“Uma amiga entrou em contato comigo perguntando se eu conhecia o samba-enredo da Mangueira e toda discussão a respeito do samba. Eu particularmente não estava sabendo, até porque nos últimos anos ando meio afastada do carnaval. Foi quando ela pediu para que eu escutasse a letra e verificasse se o mesmo estaria mesmo de alguma forma ofendendo a Jesus Cristo”, disse.

Achei o samba melodicamente muito bonito e logo percebi que a letra ao contrário do que dizem, só enaltecia Jesus, e quem achava que a letra ofendia Jesus, se baseava na verdade em uma frase que tinha na letra, uma frase tripla que tanto poderia se referir aos milicianos, como Messias, ou do próprio Presidente Jair Bolsonaro que tem Messias no nome, ou a Jesus Cristo visto como o Messias. Visto isso, eu decidi fazer o vídeo”, destacou Marluci, ressaltando que toda interpretação é pessoal.

A pedagoga que mantém seu canal no Youtube voltado para música, se disse surpresa com a repercussão e com o alcance do vídeo.

“Meu canal no Youtube é voltado para música, mas postei lá o vídeo, até porque o mesmo ficou um quanto grande e não conseguia mandar para ela no WhatsApp. Compartilhei o link com ela e também com outra pessoa que havia me pedido, e através do compartilhamento na redes sociais dela o vídeo tomou uma proporção enorme, comecei a receber pedido de amizades no facebook, encontraram o número do WhatsApp e não parou mais”, concluiu Marluci, relatando que chegou a ser convidada para assistir ao desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro.

Com a repercussão do vídeo, Marluci disse que recebeu pedidos de diretores de escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, como Viradouro, Portela, União da Ilha, Mancha Verde, Nenê da Vila Matilde e outras, para que a professora faça a interpretação de texto do samba-enredo que serão cantados no Carnaval 2020.

“Eles fizeram esse pedido para que possam passar para aos interpretes das escolas, porque alegam que sabendo o que estão cantando, a evolução de toda escola na Avenida será melhor, mais forte”, disse a pedagoga que comunicou estar transformando o seu canal no Youtube em um canal de interpretação de texto.

O vídeo da Youtuber Corumbaense foi referenciado em matérias de jornais com repercussão nacional como Brasil 247 “Ai, Jesus, já estão demonizando o samba enredo da Mangueira, mas “a verdade vos fará livre”,  O Diário do Centro do Mundo “Samba-enredo da Mangueira: “Não existe ‘Messias’ de arma na mão e o Hypeness Carnaval da Mangueira será histórico com samba-enredo antirracista e pró-diversidade.

Veja a seguir o Samba-Enredo da Estação Primeira da Mangueira e da Youtuber Corumbaense Marluci Brasil

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular