Corumbá registra primeira morte por dengue hemorrágica de 2020

Morte por Dengue
  • Autor do post:
  • Post publicado:9 de janeiro de 2020

Corumbá (MS)- Ao Folha MS a Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá confirmou no início da tarde desta quinta-feira (9), a primeira morte ocasionada por Dengue Hemorrágica em Corumbá no ano de 2020.

A vítima de 29 anos, procurou o pronto-socorro no dia 07 , foi internado no dia 08, mas desde a internação, o quadro clínico não melhorou e o paciente foi removido para o Centro de Tratamento Intensivo da Santa Casa onde recebeu todo suporte, mas não resistiu as complicações e faleceu.

Como o exame confirmatório da doença foi realizado por laboratório de Hospital  particular, novas amostras de sangue foram encaminhadas para o Laboratório Central do Estado-LACEM, o resultado deve ficar pronto em até três dias.

Bloqueio Mecânico

Ainda conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o município já realizou na área onde a vítima residia, um bloqueio mecânico com vistorias nos imóveis, eliminação de focos do mosquito e ainda reforço na conscientização dos moradores quanto a importância de eliminar os criadouros.

O dobro de casos de 2019

Somente nos primeiros dias de 2020, a Secretaria de Saúde do município informou que foram notificados 52 casos suspeitos de dengue na cidade. Este número é o dobro do registrado no mesmo período de 2019, onde o município também registrou uma morte por dengue de um jovem de 18 anos.

Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mariângela Capurro, este é um momento de aumento de casos, “já era esperado um aumento dos casos devido ao período chuvoso, mas as notificações estão sendo muito expressivas, corremos o risco de passar por um surto”.

“Precisamos mais do que nunca do apoio da população na conservação da limpeza e higiene do seu quintal e do seu bairro, não deixando entulho ou reservatório que acumule água, estes são os principais locais onde encontramos os vetores”, complementa Mariângela.

*Matéria Editada para complementação de informações

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular