Câmara aprova Projeto de Lei que obriga vigilância armada em agências bancárias de Corumbá

Você está visualizando atualmente Câmara aprova Projeto de Lei que obriga vigilância armada em agências bancárias de Corumbá
Instituições deverão manter seguranças armados durante 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados
  • Autor do post:
  • Post publicado:19 de novembro de 2019

Projeto de Lei que obriga as agências bancárias e cooperativas de  créditos a contratar vigilância armada foi aprovado na sessão de ontem, segunda-feira, 18, pela Câmara Municipal. De autoria do vereador Gabriel Alves de Oliveira, a proposta segue agora para apreciação do Poder Executivo.

O projeto foi aprovado por unanimidade pelos 13 vereadores presentes à sessão e vale para as instituições bancárias públicas ou privadas que deverão ter seguranças armados atuando 24 horas por dia, inclusive em finais de semana e feriados.

Gabriel apresentou o Projeto de Lei tendo em vista a fragilidade da segurança em bancos e caixas eletrônicos. “É necessário adotar uma política de normas e rotinas de segurança, valorizando a vida acima de tudo, e que preconize a execução dos demais serviços de maneira segura e responsável, respeitando e preservando a integridade física das pessoas, a continuidade operacional e o patrimônio”, comentou.

Conforme o vereador, a fragilidade existente coloca em risco de morte, traumas e sequelas que poderão refletir futuramente sobre a saúde física e mental de quem se torna vítima da violência, especialmente dos bancários, seus familiares, clientes e transeuntes das proximidades. “Nossa proposta foi justamente para criar mecanismos no sentido de proteger usuários, consumidores e funcionários das instituições bancárias”, reforçou.

O projeto prevê que os vigilantes que irão prestar o serviço deverão permanecer no interior da instituição bancária ou da cooperativa de crédito, em local em que possam se proteger durante a jornada de trabalho, dispor de terminal telefônico para acionar rapidamente a polícia, e de dispositivo que acione sirene de alto volume no lado externo do estabelecimento, para chamar a atenção de transeuntes e afastar delinquentes de forma preventiva a cada acionamento.

Obriga também os estabelecimentos a instalar escudo de proteção ou cabine para guardas ou vigilantes, com medidas apropriadas, além de câmeras de circuito interno para gravação de imagens em todos os acessos destinados ao público; entradas e saídas, bem como em lugares estratégicos onde se possa ver o seu funcionamento e a movimentação de pessoas em seu interior, além da instalação de duas câmeras, no mínimo, na parte externa das agências bancárias ou cooperativas.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular