Chuva alivia focos de incêndios, mas Pantanal teve 173 mil hectares destruídos pelo fogo

Você está visualizando atualmente Chuva alivia focos de incêndios, mas Pantanal teve 173 mil hectares destruídos pelo fogo
Região atingida pelo fogo. (Divulgação, Cedec-MS)
  • Autor do post:
  • Post publicado:9 de novembro de 2019

Os focos de incêndio no Pantanal Sul-mato-grossense foram controlados e a força-tarefa criada pelo Estado está em processo de desmobilização nesta sexta-feira (8.11). Foram 23 dias de combate intenso ao incêndio que destruiu 173,2 mil hectares. Trabalho que exigiu o empenho de cerca de 300 pessoas das unidades do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal, Ibama, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ibama, Exército e ICMBIO, além de funcionários das fazendas.

Para o combate aos focos foram empregados ainda duas aeronaves de combate a incêndios florestais Air Tractor do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, cada uma com capacidade de transporte de 3 mil litros de água, e duas aeronaves do ICMBIO com tanques para carregar 1.500 litros de água cada.

Além do trabalho das equipes, as chuvas ajudaram a controlar a queimada. Não há mais nenhum foco, segundo as imagens de satélite. Segundo a Sala de Situação Integrada, que coordenou os trabalhos de combate às queimadas no Pantanal, as condições climáticas ajudaram a apagar os focos de incêndio. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), choveu nos últimos dias e com isso a umidade do ar, que na semana passada chegou ficou entre 25% a 30% a variação agora está entre 35% a 95%. Há previsão de chuva neste fim de semana em pontos isolados no Estado.

A informação é do coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Fábio Catarinelli. Segundo ele, a decisão de desmobilizar a equipe levou em conta a previsão de mais chuvas para a região.

“Com a previsão de chuva para os próximos dias, os incêndios controlados e o risco mínimo de fogo, as equipes entraram em processo de desmobilização”, explicou.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular