Corumbá lança Plano Municipal de Contingência Integrado de doenças transmitidas pelo Aedes

Você está visualizando atualmente Corumbá lança Plano Municipal de Contingência Integrado de doenças transmitidas pelo Aedes
  • Autor do post:
  • Post publicado:7 de novembro de 2019

Mais de 150 pessoas participaram do lançamento do Plano Municipal de Contingência Integrado, Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya, que ocorreu na manhã do dia 07 de novembro, no Sindicato Rural de Corumbá.

Com a chegada do verão e do período chuvoso os casos aumentam, sendo fundamental a adoção de políticas transversais. O plano de Contingência 2019 /2020 prevê condutas que serão adotadas conforme o nível epidêmico, que vai do 1 ao 4, composta pela Vigilância Epidemiológica; Combate ao Vetor; Assistência ao paciente; Educação em saúde e Mobilização Social; Comunicação e Gestão.

Corumbá já registrou neste ano cerca de 1.220 notificações de dengue, com 192 casos confirmados, sendo que um caso evoluiu para óbito, 36 de Zika Vírus, e 35 de Febre Chikungunya.

O Secretário de Saúde, Rogério Leite, alerta para o aumento do número de casos, “estamos antevendo uma possível epidemia, o Ministério da Saúde suspendeu o fornecimento do inseticida Malathion EW 44%, aplicado por meio da bomba motorizada, popularmente conhecido como Fumacê, ou por meio de bombas costais. Este é um importante fator que vai impactar diretamente no controle do mosquito”.
“As ações de prevenção e combate não param,as ações em educação em Saúde são fundamentais para que possamos ter resultados eficientes, o engajamento de todos os setores da sociedade é de suma importância, a luta é todos”, complementou o Secretário.

Somente este ano os Agentes Comunitários já realizaram mais de 138 mil visitas, sendo que há o registro de pouco mais de 40 mil imóveis cadastrados. Ao todo, a cidade conta com 97 agentes de Vigilância em Saúde, lotados no Centro de Controle de Vetores e 190 agentes Comunitários de Saúde.

O Prefeito Municipal, Marcelo Iunes reforça a importância do envolvimentos de todos, “mesmo com a estiagem há registros de casos, principalmente da dengue, com a chegada do período chuvoso que propicia a proliferação do mosquito estes as casos vão aumentar. O envolvimento de todas as Secretarias, Fundações e da Marinha e do Exército e fundamental para o enfrentamento”.

Participaram do evento a presidente da Fundação do Meio Ambiente Ana Claudia Boabaid, o Secretário de Governo, Cássio da Costa Marques, além de representes da Marinha, Exército, Infraero e Agentes de Saúde.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular