Energisa esclarece que informação sobre apagão em Corumbá é falsa

Você está visualizando atualmente Energisa esclarece que informação sobre apagão em Corumbá é falsa
  • Autor do post:
  • Post publicado:30 de outubro de 2019

Corumbá (MS) – Boatos de que um apagão estaria para acontecer a partir desta quinta-feira (31), e que deixaria toda região de Corumbá e Ládário, às escuras, inclusive provocando a falta de abastecimento de água como já ocorre com a internet é falso.

Em nota, a empresa esclarece que a “informação” não passa de boatos e reforça que o fornecimento de energia para região segue normalmente. Em relação aos desligamentos pontuais que vem ocorrendo nos últimos dias, a Energisa informou que se trata de oscilações ocasionadas pelo sistema de segurança da rede de distribuição e que elas acontecem devido a necessidade do religamento que tem sido realizado pelas equipes no momento em que os dispositivos são acionados.

A falsa notícia tomou uma proporção ainda maior pelo fato de Corumbá desde as 14 horas desta terça-feira (29), não contar com o serviço de internet, essa sim, afetada severamente pelas queimadas que atingem uma grande extensão do Pantanal por onde passam as redes de fibra responsáveis pela transmissão de dados, deixando serviços que dependem da internet como bancos, comércios e jornais e órgãos públicos sem comunicação.

Confira a nota na íntegra:

ESCLARECIMENTO

A Energisa esclarece que a informação sobre interrupção no fornecimento de energia na próxima quinta-feira (31/10) no município de Corumbá, divulgada pelas redes sociais, É FALSA.

A Energisa explica que a oscilação de energia ocorrida na região do Pantanal nos últimos dias foi ocasionada por incêndios que afetaram a linha de transmissão, que é de responsabilidade de outra empresa.

As queimadas provocam o desligamento dessas linhas e consequentes variações de tensão na rede elétrica que atende Corumbá, Aquidauana e Miranda.

A Energisa explica ainda que a estrutura da rede não foi prejudicada pelas queimadas. O sistema acaba sendo impactado pelos religamentos que a concessionária precisa fazer quando os dispositivos de proteção – afetados pelos incêndios – atuam, ocasionando as oscilações que vêm sendo percebidas pela população.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS) “a causa primária dos desligamentos é a ocorrência de extensas queimadas na região”.

Cabe destacar que a Energisa não tem atuação direta sobre tais eventos porque exerce atividade exclusivamente na distribuição da energia aos clientes do estado.

ENERGISA MATO GROSSO DO SUL – DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S.A

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular