Depois do Brasil, Canadá também não reconhece resultado das eleições na Bolívia

Você está visualizando atualmente Depois do Brasil, Canadá também não reconhece resultado das eleições na Bolívia
  • Autor do post:
  • Post publicado:30 de outubro de 2019

Bolívia (MS)- O Governo Canadense afirmou nesta terça-feira (29), que não reconhece como legítimo o resultado eleitoral que deu a vitória à Evo Morales para mais um mandato como presidente da Bolívia. O anúncio vem em meio a uma crise política no país andino com acusações e robustos indícios de que possa ter tido uma manipulação no pleito.

Com isso o Canadá se junta ao Brasil como países que não reconhecem a vitória do atual presidente. O Canadá pede ainda que seja realizado um segundo turno das eleições entre os dois candidatos mais votados, numa tentativa para recuperar a credibilidade eleitoral do país.

As autoridades canadenses acrescentaram que os problemas relatados nas eleições presidenciais bolivianas ” lançam sérias dúvidas sobre a legitimidade dos resultados e não é possível aceitar o resultado nessas circunstâncias”.

A nota divulgada pelo Ministério de Relações Exteriores Canadense credita ainda que a própria Organização dos Estados Americanos (OEA), em conclusões preliminares, determinou que o processo eleitoral não atendia aos padrões internacionais.

“Diante da reunião desta semana do conselho permanente da OEA, onde este assunto será discutido, nos unimos aos nossos parceiros internacionais para solicitar um segundo turno de eleições para restaurar a credibilidade do processo eleitoral”, acrescentou o governo canadense.

“O Canadá está acompanhando de perto os eventos na Bolívia e pede a todas as partes que tomem moderação e evitem a violência e a retórica polarizadora “, concluiu o comunicado.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular