Manifestantes fecham fronteira da Bolívia com o Brasil

Você está visualizando atualmente Manifestantes fecham fronteira da Bolívia com o Brasil
  • Autor do post:
  • Post publicado:23 de outubro de 2019

Corumbá (MS)- Um grupo de manifestantes contrários ao resultado da eleição presidencial que ocorreu na Bolívia no último domingo (20), fecharam na noite desta terça-feira (22), a via de acesso que liga o Brasil (pelo município de Corumbá), com a Bolívia, (no município de Puerto Quijarro).

Convocados por manifesto emitido através dos chamados Comitês Cívicos, os manifestantes saíram por volta das 22 horas em carreata até a Ponte da Amizade, na linha internacional que divide os dois países e bloquearam a passagem de carros, caminhões e motocicletas.

A passagem no local só está sendo permitida a pé. Alguns cidadãos bolivianos ouvidos pela Reportagem do Folha MS, reclamaram da antecipação do fechamento da fronteira inicialmente previsto para meia noite.

“Não somos contra a manifestação das pessoas, mas é preciso entender que dos dois lados existem pessoas que dependem do transporte para trabalhar e estudar, avisaram que o fechamento estava previsto para a zero hora, e agora somos surpreendidos pelo fechamento antecipado da fronteira”, disse Ermelinda Ramires.

Nesta manhã apenas veículos que haviam cruzado a fronteira antes do bloqueio é que conseguiram circular na rodovia que é usada por milhares de pessoas diariamente, especialmente que cruzam a linha internacional para trabalhar e estudar.

Apesar do clima ser de tensão no país devido a suspeitas de irregularidades e manipulação na contagem dos votos, o protesto realizado na fronteira com Corumbá segue de forma pacífica.

Novos Pontos de Bloqueio

De acordo com o presidente do comitê cívico Marcelo Moreira, ao meio dia desta quarta-feira (23), uma reunião entre representantes dos comitês da província de German Brusch outros possíveis pontos de bloqueio. Moreira adiantou que nesta quarta-feira estarão passando nos comércios, agências bancárias e empresas para dar ciência sobre a convocação para greve geral.

Apenas existe a orientação é de que Mercados possam permanecer abertos até ao meio dia, para que a população possa se abastecer de mantimentos durante a manifestação

Santa Cruz adere a Paralisação 

Segundo publicação do jornal El Deber, em Santa Cruz de La Sierra, o principal polo econômico do país amanheceu praticamente paralisado com grande adesão a convocação de greve geral.

Crise Política

A convocação de greve geral veio após o Superior Tribunal Eleitoral da Bolívia interromper a contagem oficial dos votos, que até o início da noite de domingo, apontava para uma disputa em segundo turno entre o representante do MAS, Evo Morales e do CC, ex-presidente Carlos Mesa, e após 20 horas, retomar a divulgação dos dados já apontando a vitória do atual presidente ainda no primeiro turno.

Órgãos internacionais que acompanhavam o pleito no país, manifestaram com estranheza a interrupção dos dados fornecidos e ainda a mudança sem explicação da tendência pela realização do segundo turno entre os dois principais concorrentes.

 

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular