Com mandato de Baianinho cassado, Câmara convoca Haroldo Cavassa para assumir vaga

No momento, você está visualizando Com mandato de Baianinho cassado, Câmara convoca Haroldo Cavassa para assumir vaga
  • Autor do post:
  • Post publicado:1 de agosto de 2019

Corumbá (MS)- Foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (31), a convocação do suplente de vereador Haroldo Cavassa para assumir a vaga do vereador cassado Iralilton Santana (Baianinho).

O ato é em cumprimento da decisão do Tribunal Superior Eleitoral que cassou em duas instâncias o mandato de Baianinho por compra de votos e veiculação de propaganda eleitoral na Bolívia.

O ministro Jorge Mussi, corregedor do TSE seguiu entendimentos manifestados pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) que, por sua vez, manteve a decisão da 7ª Vara Eleitoral corumbaense que cassou Santana por captação ilícita de sufrágio.

Santana teria agendado reuniões políticas em uma rádio de Puerto Suárez e pago propaganda em meios de comunicação da Bolívia, além de ter providenciado o transporte de eleitores por táxis de cidades do lado boliviano da fronteira para Corumbá –situação identificada, pelo menos, seis vezes.

haroldoCavassa
Haroldo Cavassa assume mandato de vereador na Câmara de Corumbá

Além da decretação da cassação do diploma, o juiz eleitoral de primeira instância aplicou multa de R$ 53 mil ao vereador e decretou a perda de direitos políticos por oito anos. No TRE, porém, decidiu-se que as penalidades só seriam aplicadas com o trânsito em julgado da sentença. Com isso, ele se manteve no mandato, para o qual teve 1.524 votos em 2016.

Após comunicação oficial, o presidente da Câmara Municipal Roberto Façanha, publicou a declaração de perda de mandato de Irailton e a imediata convocação do 1º suplente da Coligação “Por amor a Corumbá estamos junto I” (PSDB / Rede) Haroldo Waltencyr Ribeiro Cavassa.

A decisão já consta a partir da data da publicação do Diário Oficial.