Pantaneiros cobram aplicação dos recursos do Taquari na área alagada

Você está visualizando atualmente Pantaneiros cobram aplicação dos  recursos do Taquari na área alagada
  • Autor do post:
  • Post publicado:3 de junho de 2019

O Sindicato Rural de Corumbá vai defender junto ao Governo do Estado e ao Ceca (Conselho Estadual de Controle Ambiental) a aplicação de parte dos recursos garantidos pelo Ministério do Meio Ambiente para recuperação do Rio taquari na parte baixa da bacia, onde concentra-se o maior desastre ambiental. O assoreamento do rio inundou permanente 1,3 milhão de hectares do Pantanal, além de causar impactos sociais e econômicos de grande magnitude.

O presidente da entidade ruralista, Luciano Aguilar Leite, participou da reunião com o ministro do meio ambiente Ricardo Salles, no Refúgio Caiman, em Miranda, no fim de semana. Na ocasião, o ministro anunciou que no dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, o governo federal lançará o projeto de recuperação do Taquari com a liberação de R$ 100 milhões para a primeira fase das intervenções. O projeto está sendo finalizado pelo Estado.

Priorizar a planície

“Queremos que a área inundada seja prioridade e tenha recursos, não adianta apenas atacar o mal no planalto”, cobrou Luciano, salientando que os recursos investidos até agora na Bacia do Taquari têm contemplado apenas a borda do Pantanal, na região Norte (Coxim, Sonora, Rio Verde e São Gabriel do Oeste). “Temos situações graves ocorrendo na planície, como o isolamento de centenas de famílias com a paralisação da navegação pelo rio”, disse.

Com acento no Ceca, os pantaneiros vão defender a posição do Sindicato Rural de Corumbá, cobrando uma posição do Estado quanto a aplicabilidade dos recursos anunciados pelo ministro do Meio Ambiente. “Queremos que a planície também seja prioridade nesse projeto, dentro das intervenções mais urgentes de pequeno e médio porte”, enfatizou Luciano Leite. “Se for preciso, vamos pedir uma audiência ao governador (Reinaldo Azambuja).”

Dinheiro das multas

O primeiro recurso para as intervenções no Taquari será anunciado durante cerimônia de lançamento do projeto de recuperação da Bacia do Araguaia, pelo Ministério do Meio Ambiente, nesta quarta-feira. No ano passado, o governo federal publicou o edital de chamamento público para captar recursos para atender o Taquari, via conversão indireta de multas ambientais. O projeto de recuperação prevê dragagem e recuperação do solo.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular