Em meio aos muitos desafios enfrentados por Corumbá, como a precariedade da saúde, acúmulo de lixo, terrenos abandonados e a falta de infraestrutura urbana, o debate realizado pela TV Morena nesta quinta-feira (3) teve um “ingrediente” inusitado. Embora os temas críticos tenham sido levantados ao longo da discussão, o que acabou roubando a cena nas redes sociais foi o inesperado foco na produção de tomates.
O tema foi levantado pelos candidatos, Gabriel Alves de Oliveira (PSB) e Luiz Antônio Pardal (Progressistas) que deixaram de lado os demais problemas para discutirem sobre a produção de tomates nos assentamentos do município. Pardal defendeu que ela segue a pleno vapor, enquanto Gabriel se mostrou surpreso ao não ver esses tomates chegando às mesas dos corumbaenses, afirmando que gostaria de “comer esse tomate”.
Enquanto temas como saúde, empregos e infraestrutura – que afetam diretamente a população – tiveram pouco espaço para serem devidamente explorados, o debate sobre os tomates rapidamente se tornou o assunto preferido nas redes sociais. Antes mesmo do fim do programa, memes e postagens sobre o “tomate de Corumbá” já circulavam amplamente, desviando a atenção dos internautas das questões mais urgentes que deveriam ser debatidas pelos candidatos.
Com apenas três dias para a eleição, o foco em ataques e discussões pontuais deixou em segundo plano as propostas para solucionar os problemas crônicos do município. Entre as acusações e o humor gerado pela produção de tomates, o eleitor corumbaense acabou prejudicado, sem ter acesso a um debate mais profundo sobre a falta de médicos, medicamentos e melhorias na infraestrutura da cidade.
Enquanto as redes sociais continuam a brincar com o “tomate de Corumbá”, a realidade dos desafios que a cidade enfrenta, segue sem propostas claras dos candidatos. Quem perdeu foi o eleitor.