Os proprietários de veículos com placas finais 7 e 8 têm até o final de agosto para regularizar o licenciamento, conforme estipulado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS).
O pagamento do licenciamento pode ser realizado em qualquer agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco, além de casas lotéricas e na Rede Pague Fácil. Para maior comodidade, a segunda via da guia de pagamento está disponível no Portal de Serviços, acessível pelo site meudetran.ms.gov.br ou pelo aplicativo Detran MS, na opção “veículo” e “Guia Licenciamento”.
Em casos de parcelamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), a guia do licenciamento pode ser emitida com ou sem os valores restantes. No entanto, para acessar o documento de licenciamento, é necessário que o IPVA esteja quitado.
O porte do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é obrigatório e deve ser apresentado à autoridade de trânsito sempre que solicitado. O documento pode ser tanto físico quanto digital, acessível através da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Motoristas flagrados circulando com veículos não licenciados cometem uma infração gravíssima, conforme o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As penalidades incluem uma multa de R$ 293,47, 7 pontos na carteira de habilitação e a remoção do veículo ao pátio como medida administrativa.