Chamas se espalham pelo terceiro dia próximo à captação de água em Corumbá

No momento, você está visualizando Chamas se espalham pelo terceiro dia próximo à captação de água em Corumbá
Fogo consome área de vegetação próximo à captação de água no Canal do Tamengo
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de junho de 2024

Pelo terceiro dia consecutivo, a região de Corumbá sofre com incêndio que consome a vegetação ao longo do Canal do Tamengo, próximo à captação de água no Rio Paraguai.

Ao longo de toda segunda-feira (3), a cidade foi tomada por uma fumaça densa que se estendia desde a região do Porto Geral até a parte alta da cidade.

fumaça
Corumbá amanheceu encoberta por fumaça nesta segunda-feira (3) / Foto: Weber Reis

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o fogo se concentra em uma área de difícil acesso, impossibilitando o combate direto das equipes.

Para atuar na área, uma guarnição de combate a incêndio florestal, que estava localizada na base avançada Jatobazinho, no Pantanal, está no local para levantar estratégias de combate. A fumaça do incêndio encobriu Corumbá. Mas as ações para controle das chamas já estão em andamento no local.

incendio Corumba em frente captacao agua 01 maio 2024 Viviane Amorim
Fumaça gerada pelos incêndios na região do Canal do Tamengo encobrem Corumbá

O incêndio, que foi detectado ontem, pode ser visualizado na área urbana de Corumbá, fica próximo à captação de água do município. A guarnição tem extrema dificuldade de acessar o incêndio, pois é uma área ainda alagada e de vegetação densa. Mas nossas equipes estão em combate e trabalhando principalmente a proteção ambiental”, afirmou a tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar, responsável pelo monitoramento e ações de combate aos incêndios florestais no Estado.  

Bases Avançadas

Atualmente, o CBMMS está com bases avançadas em 13 diferentes regiões do Pantanal, para garantir que além de todo o Estado – onde há presença das equipes dos bombeiros – as áreas localizadas no bioma também tenham ações preventivas realizadas.

Ainda no Pantanal, a guarnição de combate a incêndio florestal designada para o município de Miranda, continua a realizar atividades de queima prescrita na Fazenda Caiman, com manejo integrado do fogo em área de aproximadamente 1 mil hectares – previamente delimitada –, onde mantém vigilância ativa por conta dos focos.