Em uma ação conjunta para combater a violência contra mulheres, crianças e adolescentes, a Polícia Civil de Ladário, por meio da Delegacia local, renovou nesta segunda-feira (20) o termo de cooperação com a Prefeitura Municipal. A iniciativa visa garantir apoio imediato às vítimas de violência doméstica e sexual através da disponibilização de profissionais da assistência social em regime de sobreaviso.
Segundo informações, a parceria visa minimizar a re-vitimização das pessoas atendidas em casos de violência, principalmente nos episódios mais graves ou de flagrante. O acordo permite que o delegado responsável acione a equipe da assistência social municipal, que acompanhará a vítima desde o primeiro atendimento, evitando a necessidade de repetição do relato e garantindo um acolhimento mais humanizado.
Ampla rede de apoio:
O leque de serviços oferecidos pela assistência social, em conjunto com a Polícia Civil, vai além do acolhimento inicial. As vítimas podem contar com acompanhamento psicológico, orientação jurídica, encaminhamento para abrigos seguros e até mesmo apoio na reinserção no mercado de trabalho. O delegado plantonista acionará o serviço sempre que necessário, garantindo um atendimento individualizado e completo.
Sala Lilás
Vale destacar o papel fundamental da Sala Lilás da Polícia Civil, que oferece um espaço acolhedor e humanizado para mulheres e crianças vítimas de violência doméstica e sexual. Implantada em cidades que não possuem delegacias especializadas, a Sala Lilás funciona como uma extensão das delegacias especializadas, proporcionando um ambiente seguro e reservado para o atendimento psicológico e social das vítimas, antes mesmo do início das investigações policiais.
A assinatura do termo de cooperação contou com a presença do Prefeito, Iranil Soares, do Delegado da Polícia Civil de Ladário, Guilherme Oliveira Pena, e do Delegado Regional de Corumbá, Fabrício Dias dos Santos.