Corumbá (MS) — A PMA (Polícia Militar Ambiental) e o MPT (Ministério Público do Trabalho) resgataram um caseiro que estava em situação de trabalho escravo na Fazenda Laranjeirinha, na região do Paraguai Mirim, em Corumbá. A operação ocorreu nesta quinta-feira (19), depois de uma denúncia.
Segundo o boletim de ocorrência, o caseiro foi levado da propriedade rural para a sua casa em Ladário. A situação em que a vítima foi encontrada, não foi divulgada, apenas, que “seriam adotadas as medidas cabíveis ao caso”.
Esse é mais um caso de trabalho escravo no Mato Grosso do Sul, que tem 21 empregadores na Lista Suja do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). A lista, que foi atualizada e publicada no início do mês, mostra os nomes de quem explorou trabalhadores em situações degradantes.
A maioria das citações é de trabalho rural. Somente uma é de trabalho na construção civil. As cidades que constam na lista é Corumbá (6), Porto Murtinho (5), Campo Grande (2), Ponta Porã, Anastácio, Iguatemi, Naviraí, Antônio João, Nioaque, Bela Vista e Itaquiraí. Os casos envolveram 236 trabalhadores.