Corumbá (MS) — Após repercussão da falta de ambulâncias para transporte de urgência e emergência aos pacientes de Corumbá, a Prefeitura Municipal anunciou a locação de dois novos veículos para atendimento da rede pública de saúde.
A notícia foi divulgada no Portal da administração municipal, no entanto, se refere a veículos do tipo A, usados para o transporte de pacientes sem risco de vida e remoções simples.
Uma das maiores carências do município, se refere a ambulâncias do tipo D, com suporte avançado, indicado para o atendimento e transporte de pacientes de alto risco de vida em emergências pré-hospitalares ou de transporte inter-hospitalar que requerem cuidados médicos intensivos.
Caridade
A falta deste tipo de veículos na rede municipal, levou a necessidade de Corumbá, (quarta maior arrecadação do estado) a depender da caridade e boa vontade da Prefeitura de Miranda, distante mais de 220 quilômetros. Ao menos dois pacientes em estado grave, precisaram ser removidos com o veículo da cidade pantaneira devido à falta de transporte especializado no município.
A inexistência do serviço de transporte de pacientes, foi agravada pela falta de pagamento por parte da Santa Casa, alegada pelas empresas que eram contratadas e deixaram de prestar o serviço, após o calote.
De acordo com informações do Diário Oficial do Município, a locação das ambulâncias, custará cerca de R$ 247.200,00 (duzentos e quarenta e sete mil e duzentos reais), com prazo de 12 meses.
Apesar da carência dos serviços se estenderem há meses, inclusive com a cobrança realizada por diversas vezes pelos vereadores da cidade, a secretaria de saúde diz “não medir esforços” para atender população.
Ambulância de Suporte Avançado
Já para sanar a falta de ambulâncias de suporte avançado, o município informou que somente na próxima sexta-feira, 29 de setembro, a Prefeitura de Corumbá irá licitar uma ambulância do tipo D (Uti-Móvel). Esta, sim, com equipamentos sofisticados para o atendimento de pacientes em estado grave ou crítico.
A nota segue informando que “além desta licitação, o Município segue com outros processos licitatórios para aquisição de novos veículos, um inclusive com emendas parlamentares de vereadores”.
Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular