Corumbá (MS) — Programada para iniciar nesta quarta-feira, 20 de setembro, a Operação Ágata Oeste 2023. Uma ação conjunta das Forças Armadas e dos órgãos de segurança pública e fiscalização nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A operação visa fortalecer a presença do Estado nas regiões da faixa de fronteira e combater os delitos transfronteiriços, como o tráfico de pessoas, de drogas, armas e munições, e ainda crimes ambientais.
Coordenada pelo Ministério da Defesa (MD), conta com o apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. Além disso, participam da operação a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal (RFB), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Polícia Militar Ambiental (PMA) e Grupo Especial de Fronteira (Gefron).
A Operação Ágata Oeste 2023 faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), cujo objetivo é integrar e articular as ações dos órgãos envolvidos na segurança das fronteiras, promovendo uma atuação efetiva e eficaz no combate aos ilícitos.
Participe da lista VIP do FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular