Corumbá (MS)- A vereadora Raquel Bryk (Progressistas) quer saber se o Estado está atendendo adequadamente as demandas de vagas para pacientes de Corumbá que precisam ser transferidos para a capital ou outras unidades de referência pelo Sistema CORE (Complexo Regulador Estadual).
Em requerimento apresentado pela parlamentar na sessão de terça-feira, 20 de junho, na Câmara Municipal, Raquel solicitou informações ao secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, sobre possíveis casos de omissão ou negligência na regulação hospitalar e ambulatorial dos corumbaenses.
Raquel explicou que o Sistema CORE foi implantado em todos os municípios de Mato Grosso do Sul para garantir o acesso dos pacientes aos serviços de saúde de média e alta complexidade, conforme a necessidade e a disponibilidade de vagas.
No requerimento, ela pede que o secretário envie os relatórios das solicitações feitas pela Associação Beneficente de Corumbá, que administra o hospital da cidade, das vagas de urgência e emergência solicitadas e das vagas efetivamente concedidas no período de janeiro a junho de 2023.
A vereadora disse que o objetivo é fiscalizar e cobrar do Estado uma melhor assistência aos pacientes de Corumbá, que muitas vezes sofrem com a demora ou a negativa de transferência para outros centros de saúde.