Vereadora questiona secretário de Saúde sobre regulação de vagas para pacientes de Corumbá

No momento, você está visualizando Vereadora questiona secretário de Saúde sobre regulação de vagas para pacientes de Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:21 de junho de 2023

Corumbá (MS)- A vereadora Raquel Bryk (Progressistas) quer saber se o Estado está atendendo adequadamente as demandas de vagas para pacientes de Corumbá que precisam ser transferidos para a capital ou outras unidades de referência pelo Sistema CORE (Complexo Regulador Estadual).

Em requerimento apresentado pela parlamentar na sessão de terça-feira, 20 de junho, na Câmara Municipal, Raquel solicitou informações ao secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, sobre possíveis casos de omissão ou negligência na regulação hospitalar e ambulatorial dos corumbaenses.

Raquel explicou que o Sistema CORE foi implantado em todos os municípios de Mato Grosso do Sul para garantir o acesso dos pacientes aos serviços de saúde de média e alta complexidade, conforme a necessidade e a disponibilidade de vagas.

No requerimento, ela pede que o secretário envie os relatórios das solicitações feitas pela Associação Beneficente de Corumbá, que administra o hospital da cidade, das vagas de urgência e emergência solicitadas e das vagas efetivamente concedidas no período de janeiro a junho de 2023.

A vereadora disse que o objetivo é fiscalizar e cobrar do Estado uma melhor assistência aos pacientes de Corumbá, que muitas vezes sofrem com a demora ou a negativa de transferência para outros centros de saúde.