Corumbá (MS)- A 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal está realizando mais uma edição da operação para combater crimes na fronteira oeste do Brasil, que envolve os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A operação ÁGATA, faz parte do Plano Estratégico de Fronteira, que visa fortalecer a segurança nacional e a integração regional.
A operação conta com a participação das Forças Armadas, que têm a atribuição subsidiária de atuar na faixa de fronteira em situação de normalidade, conforme prevê a Lei Complementar nº 136, de 2010. As ações são preventivas e repressivas, e visam coibir delitos transfronteiriços e ambientais, como o tráfico de drogas, armas e pessoas, o contrabando, o descaminho e o desmatamento ilegal.
Além de combater a criminalidade, a operação ÁGATA também tem como objetivos coordenar o planejamento e a execução de operações militares na região, intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira e apoiar a população local, por meio de serviços de saúde, educação e cidadania.
A operação ÁGATA está em andamento faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), que busca integrar os órgãos de segurança pública federais, estaduais e municipais na defesa da soberania nacional.