Corumbá (MS)- O vereador Luciano Costa está cobrando posicionamento da Prefeitura para saber quando o novo aterro sanitário estará em pleno funcionamento, atendendo não só Corumbá, mas também a cidade vizinha de Ladário.
A solicitação do vereador foi por meio de um requerimento em regime de urgência direcionado à Fundação do Meio Ambiente do Pantanal de Corumbá. Além do prazo para início das operações do aterro, Luciano busca saber o local onde está sendo instalado; previsão de empregos diretos que serão gerados, além de cópias do projeto de trabalho a ser implementado junto aos catadores que atuam no atual lixão da cidade, e do contrato de assessoria técnica contratada para a formatação e constituição do consórcio do aterro, caso isso tenha ocorrido.
Em sua justificativa, Luciano citou que as prefeituras de Corumbá e Ladário firmaram um compromisso no dia 10 de maio de 2019, de instituírem as comissões especiais de acompanhamento para implantação do aterro sanitário e a proposta é que será gerido pelo “Consórcio Público Intermunicipal para Gestão Associada de Aterro Sanitário para Tratamento e Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos da Região do Pantanal dos Municípios”.
“Em atenção ao fato de Corumbá estar no coração do Pantanal, se faz necessário saber o porquê de tanta demora na ativação do aterro sanitário, já que existe prazo para tal implantação e que já existe até a entrada em vigor da lei da taxa de lixo e ainda não há previsão legal da entrada em operação do aterro sanitário”, ressaltou.