Brasília (DF)- A Polícia Federal (PF) realiza nesta terça-feira, 23 de maio, a décima segunda fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os responsáveis pelos atos golpistas que ocorreram em 8 de janeiro deste ano, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília.
Segundo a PF, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão, todos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal.
A operação tem como objetivo identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas Instituições.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.