Corumbá (MS)- Embora rotineiramente a Prefeitura de Corumbá, anuncie por meio de seu site institucional a realização do Programa Povo das Águas, que leva atendimento assistencial e social, às comunidades ribeirinhas no Pantanal, moradores denunciam a falta da realização do programa em algumas regiões.
O problema foi levado a pauta da Câmara Municipal de Corumbá, na sessão ordinária desta terça-feira, 25 de abril, pela vereadora Raquel Bryk.
Conforme a parlamentar, alguns moradores a procuraram para relatar o completo abandono do poder público em levar o atendimento do Programa Povo das Águas para regiões do Pantanal.
A ausência do serviço, estaria deixando crianças sem vacinas, atendimento médico, odontológico, bem como ausência dos processos de cadastramento em programas sociais dos governos do Estado e Federal.
A cesta básica, entregue às famílias assistidas pelo programa, também não estariam sendo entregues de forma regular, criando vulnerabilidade e insegurança alimentar para diversos moradores das regiões que deixaram de ser assistidas.
Neste sentido, a vereadora solicitou um relatório das viagens realizadas pelo programa em 2022, bem como os serviços e atendimentos realizados no período, contrato da embarcação e dos veículos que transportam material e equipe, cópia das notas fiscais empenhadas e pagas, bem como a programação do ano de 2023 do programa.
Raquel lembra que o programa Povo das Águas, é para muitas famílias, a única forma de acesso a serviços básicos e essenciais garantidos pela constituição e a ausência, em especial por este longo período de tempo, coloca esses moradores em situação de grande vulnerabilidade.