Campo Grande (MS)- O Governo do Estado está implementando medidas de segurança nas escolas estaduais com o lema “tranquilidade nas escolas, mas com atenção total”. Entre elas está o “botão de alerta” disponível por meio de aplicativo em todas as escolas estaduais que já dispõem do sistema de monitoramento.
O diretor, professor ou funcionário da unidade poderá acioná-lo nas opções de registrar uma ocorrência ou em caso de emergência, em contato direto com o COSI (Centro de Operações de Segurança Integrado), que tem sua sede em Campo Grande.
Atualmente, o sistema de monitoramento por câmeras (com botão de alerta) está presente em 255 escolas estaduais e chegará até o final do mês a 298 das 348 unidades da Rede Estadual. O objetivo é garantir a segurança dos estudantes e profissionais da educação, permitindo uma resposta rápida em caso de emergências.
O gerente geral do COSI, Vicente Lopes, destacou que assim que a Central de Monitoramento for acionada, será feita uma avaliação e, se necessário, uma equipe de atendimento móvel do COSI será enviada à escola, com funcionários em todo Estado. Se houver necessidade, já seguem com aparato policial.
“Chegaremos ao local de 5 a 10 minutos, dependendo da ocorrência a polícia também vai unidade”, afirma Lopes.
Para o governador Eduardo Riedel, a tecnologia e o serviço de inteligência precisam ser usados de forma ampla para levar segurança aos estudantes e profissionais.
“Este monitoramento vem acompanhado pela possibilidade de uma resposta em tempo real. O botão do pânico é um instrumento que pode ser acionado pelo diretor, professor e funcionários, quando a situação foge do seu controle”.
O secretário de Educação, Hélio Daher, destacou que este acompanhamento em tempo real transmite segurança para as escolas da Rede Estadual.
“Hoje temos a tranquilidade de, em tempo real, acompanhar as escolas e saber que naquele momento ela está segura, porque o COSI nos dá essa garantia. Além disso, qualquer intercorrência que a escola emite, imediatamente a gente pode agir com os órgãos de segurança”.
O Centro de Monitoramento conta com 10 salas e 240 funcionários e este acompanhamento das escolas é feito em quatro turnos. Em caso de incidentes, o tempo de resposta é de 5 a 10 minutos, com equipes de motos e veículos. Cada escola que dispõe do sistema tem de 2 a 8 câmeras, de acordo com o tamanho da unidade. Haverá a inclusão de novas câmeras nas escolas, que serão posicionadas na entrada das unidades, voltadas para o controle da circulação das pessoas na porta da escola.