Vice-prefeito de Corumbá leva demandas dos produtores rurais do Pantanal ao governador de MS

No momento, você está visualizando Vice-prefeito de Corumbá leva demandas dos produtores rurais do Pantanal ao governador de MS
  • Autor do post:
  • Post publicado:11 de abril de 2023

Campo Grande (MS)- O Vice-Prefeito de Corumbá e produtor rural, Dirceu Miguéis Pinto, visitou o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, na última segunda-feira, 10 de abril, para levar demandas dos criadores do Pantanal. Na ocasião, Dirceu entregou pedidos e sugestões ao governador, que se comprometeu a avaliar as solicitações.

O encontro abordou dois temas principais. O primeiro tratou da logística de infraestrutura de abastecimento e escoamento da produção da região do Paiaguás. Dirceu solicitou a construção de duas estradas, uma saindo do porto São Pedro e outra saindo do Porto Zé Viana, antigo Porto do Alegre, cortando o baixo e o médio Pantanal de oeste a leste. A construção é uma reivindicação antiga dos produtores da região, que esperam tornar a produção mais competitiva, com maior possibilidade de escoamento e menor custo operacional.

O segundo tema abordado foi a mudança, alteração ou correção no DAP (Declaração Anual do Produtor), que é a revalidação anual de inscrição de produtor agropecuário ou de indústria extrativa vegetal. A justificativa é devido à forte seca e estiagem dos últimos cinco anos, que obrigou o produtor a lançar a proporção de natalidade exigida pela legislação, mas a taxa de natalidade e o índice de sobrevivência caíram muito devido aos pastos mais secos e escassos. Isso gerou uma inconsistência entre o estoque declarado e o existente no pasto, criando uma disparidade na produção real.

O Governador Eduardo Riedel, que também é produtor rural, prometeu avaliar as demandas. Ele reconheceu as dificuldades de operacionalização das reivindicações, mas afirmou que casos semelhantes já ocorreram no passado. Riedel ainda convidou Dirceu Miguéis para acompanhar os procedimentos desses pleitos junto aos órgãos do Governo do Estado que cuidam da fiscalização e da arrecadação junto aos produtores.