As gêmeas Heloá e Valentina Prado dos Santos já estão interagindo após a cirurgia de separação. Um vídeo mostra as duas conversando nos leitos da UTI e sorrindo (veja acima). Em um momento, Heloá mostra todo carinho que tem pela irmã.
No vídeo, as duas aparecem cada uma em um leito do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad). A mãe das gêmeas sugere que Heloísa chame a irmã. Ela, prontamente atende, chamando Valentina, que sorri.
“Te amo”, diz Heloá na sequência.
O médico Zacharias Calil, responsável pela separação das duas, comemorou a recuperação delas.
“Heloá e Valentina se interagindo. Heloá cada dia melhor e Valentina se recuperando progressivamente!! Cada dia um avanço”, escreveu na rede social.
Cirurgia de separação
Valentina e Heloá passaram por cirurgia de separação em 11 de janeiro. O cirurgião pediátrico Zacharias Calil fez o procedimento junto com 50 profissionais. As meninas estavam unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, genitálias, intestinos delgado e grosso.
“Tivemos que dividir o fígado, o intestino delgado e o intestino grosso. Tivemos que modificar o sistema urinário delas porque elas apresentavam alterações que não tinham sido diagnosticadas. No mais, separamos o osso, a bacia”, explicou Zacharias Calil, na época da operação.
Valentina e Heloá são naturais de Guararema, cidade do interior de São Paulo e estão em tratamento em Goiânia há cerca de dois anos. Após o início do acompanhamento médico, os pais das crianças decidiram se mudar para Morrinhos, no interior de Goiás.