Nova Mesa Diretora toma posse em sessão da Câmara Municipal de Corumbá

No momento, você está visualizando Nova Mesa Diretora toma posse em sessão da Câmara Municipal de Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:3 de janeiro de 2023

Ato solene marcou nesta segunda-feira, 2 de janeiro, a posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Corumbá. O ato aconteceu no Plenário “Dr. Léo de Medeiros Guimarães” e Ubiratan Canhete de Campos Filho, o Bira (PSDB), assumiu a presidência do Poder Legislativo para o biênio 2023/2024.

A Sessão de Posse foi prestigiada inclusive pelo prefeito Marcelo Iunes, e pelo vice-prefeito Dirceu Miguéis Pinto, dois ex-vereadores que hoje estão à frente do Poder Executivo. Marcelo, por exemplo, já foi presidente do Legislativo durante o biênio 2013/2014.

Além de Bira, foram empossados os vereadores Samyr Sadeq Ramunieh (PTB) como primeiro vice-presidente; Yussef Salla (PDT), segundo vice-presidente; Roberto Façanha (PSDB), primeiro secretário, e Genilson José (Podemos), segundo secretário. A eleição da nova Mesa Diretora ocorreu no dia 22 de fevereiro de 2022.

Bira assumiu o cargo que foi ocupado nos últimos três anos e 11 meses por Roberto Façanha. A sessão contou com as presenças de 14 dos 15 vereadores corumbaenses. Além dos empossados, estavam presentes  Adelar Chefer dos Santos (Gaúcho da Pró-Art), Chicão Vianna, Allex Dellas, Daniel Brambilla, Nelsinho Dib, Elinho Junior, Alexandre Vasconcellos, Manoel Rodrigues e Luciano Costa. Ausente somente a vereadora Raquel Bryk que está com problemas de saúde na família, e enviou uma mensagem desejando sucesso à nova Mesa Diretora.

mesa diretora2

Harmonia e desenvolvimento

Ao Folha MS o novo presidente do poder legislativo corumbaense, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido por todos os vereadores, e destacou apesar da independência do órgão, é fundamental a harmonia dos trabalhos em conjunto com o poder executivo para alcançar um melhor desenvolvimento para população.

“A nossa expectativa é de poder dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado pelo antecessor Façanha que conduziu os trabalhos na casa de forma sensata e austera e devemos seguir nesta linha de trabalho para podermos efetivamente contribuir para o crescimento de Corumbá que é o papel fundamental da Câmara Municipal.

Neste próximo biênio espero que tenhamos uma câmara ainda mais atuante, convidando a população para participar das nossas ações, então a gente assume a presidência da Câmara com muito entusiasmo, vontade de fazer um trabalho de protagonismo da Câmara Municipal de Corumbá em conjunto com o poder executivo e acima de tudo com a população”, disse.

Dever cumprido

Roberto Gomes Façanha que deixou a presidência da casa, assumiu a primeira secretaria da nova Mesa Diretora, lembrou que ficou três anos e 11 meses no comando do Legislativo corumbaense e que “estamos encerrando o nosso mandato na presidência da Câmara de Corumbá com o dever cumprido.

Agradeceu o apoio recebido de todos os vereadores durante esse período, tanto dessa legislatura como da passada; destacou a atuação de todo o grupo “sempre buscando o melhor para a população, inclusive buscando recursos foram do Município, por meio de emendas parlamentares, para atender a cidade

Um dos destaques, conforme ele, foi que, no período, a Câmara devolveu nada menos que R$ 6.646.061,39 ao Poder Executivo, de sobras do duodécimo.

Destacou o trabalho desenvolvido pelos vereadores em 2022. “Os vereadores corumbaenses buscaram atuar com o pensamento voltado para a comunidade local, principalmente nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, social, entre outras, inclusive buscando emendas parlamentares em Campo Grande e em Brasília, junto às bancadas estadual e federal”.

No ano foram 791 requerimentos; 381 requerimentos em regime de urgência especial; 184 moções de congratulações; 54 projetos de leis; uma emenda de lei complementar; duas emendas aditivas; oito emendas modificativas; um projeto de lei complementar; 25 projetos de leis ordinárias; quatro projetos de resolução; seis projetos de decretos legislativos; três emendas supressivas, e uma emenda à Lei Orgânica do Município.