Mato Grosso do Sul registrou mais 2.847 casos de Covid-19 em último boletim divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), nesta terça-feira (20), no período de uma semana. Dados também apontam mais 16 óbitos pela doença no Estado, uma média de 2,3 em sete dias.
Segundo a SES, foram 2.847 casos novos desde a publicação do último boletim, em 13 de dezembro, dos quais 739 são fechamentos de casos de semanas epidemiológicas anteriores. Do total de 16 óbitos novos nesse período, 5 óbitos são referentes a fechamento de caso de semanas epidemiológicas anteriores.
A cidade que mais teve registro de novas contaminações foi Dourados, com 316, enquanto Sidrolândia teve 196 e e Caarapó mais 176 novos casos. Na Capital, o número desce para 82. Ainda conforme a SES, Mato Grosso do Sul acumula 590.660 casos e 10.886 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia.
Dos 16 óbitos registrados na última semana na Capital e no interior, 13 pacientes tinham comorbidades.
Atenção com o fim de ano
Conforme pontuado pela médica infectologista Mariana Croda (CRM: 5853), o fim de ano é considerado um período crítico para infecção, tendo em vista que a mobilidade e concentração das pessoas aumentam.
Assim, a especialista define que as medidas individuais merecem atenção neste momento.
“Cada um vai ter que fazer suas medidas individuais, como evitar aglomeração, realizar vacinação e estar em dia com o esquema de imunização”, completa a infectologista.
Em Corumbá, atualmente estão ativos mais de 500 resultados positivos da covid-19. Apesar da maior parte dos casos não apresentarem agravos em decorrência da contaminação pelo vírus, a preocupação se dá quanto a baixa procura pela imunização com a finalidade de completar o ciclo vacinal com as devidas doses de reforço.
A média móvel dos casos confirmados, segundo dados do boletim epidemiológico emitido pela secretaria municipal de saúde está em 26 casos positivo por dia. No entanto, somente nesta terça-feira, 20 de dezembro, 40 novos casos foram confirmados.
Dos 10 leitos de CTI destinados para tratamento da Covid-19, um está ocupado com paciente sem ventilação mecânica. Já em leitos clínicos, são sete pessoas internadas.