A atriz Klara Castanho entrou com uma queixa-crime contra o jornalista Leo Dias, a apresentadora Antônia Fontenelle e a youtuber Adriana Kappaz, conhecida como Dri Paz, pelos crimes de difamação, calúnia e injúria. A ação se refere às notícias divulgadas pelos profissionais sobre o caso de abuso sexual sofrido por ela.
A informação foi publicada pelo Em Off e confirmada por UOL Splash com o TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), onde o processo foi ajuizado.
Na queixa-crime, a defesa da atriz relembra as citações feitas pelo jornalista durante um programa de TV, mesmo sem citar o nome de Klara, e também os textos publicados após a carta aberta publicada em julho escrita pela atriz relatando todo o caso, de estupro, gravidez e adoção, em suas redes sociais.
Os advogados da atriz afirmam ainda que Leo teria transmitido a informação para Antônia e Dri Paz, que logo em seguida se manifestaram, em vídeos postados no YouTube sobre o caso.
Conforme a publicação, a atriz alega que os três teriam inventado mentiras sobre a gravidez dela, além de espalharem a informação na internet. Klara relatou também ter se sentido humilhada com a divulgação de seu estupro.
Em julho, a Justiça do Rio de Janeiro negou uma liminar requerida por Klara contra Antônia. Na época, a atriz solicitou a retirada do vídeo e uma indenização de R$ 100 mil pelas declarações feitas pela apresentadora. A ação mantém o pedido de indenização.
Entenda o caso
Em junho, Klara Castanho revelou, por meio de uma carta aberta, que foi estuprada, engravidou e decidiu dar o bebê para adoção. A decisão da atriz de se pronunciar ocorreu depois do nome dela ir parar nos assuntos mais comentados das redes sociais após uma sequência de especulações.
A história ganhou força após Antônia Fontenelle dizer em uma live que “uma atriz global de 21 anos teria engravidado e doado a criança para adoção”.
Antes, Leo Dias havia falado sobre o assunto, sem citar nomes, em uma entrevista para o “The Noite com Danilo Gentili” (SBT). No texto da ação, a defesa da atriz alega que o jornalista injuriou a artista durante a entrevista ao inferir “que Klara Castanho seria uma atriz ‘que vende uma imagem que todo mundo acha que é santinha’, que tem uma ‘história de trama’ e que o que ela fez é de ‘perder a fé na humanidade’”.