Manifestantes fecham fronteira em protesto contra adiamento de censo na Bolívia

No momento, você está visualizando Manifestantes fecham fronteira em protesto contra adiamento de censo na Bolívia
Fronteira da Bolívia com o Brasil em Corumbá amanheceu fechada para trânsito de veículos / Fotos: Entre Comillas
  • Autor do post:
  • Post publicado:25 de julho de 2022

Bolívia (MS)- Manifestantes e representantes da sociedade civil da Bolívia, fecharam desde as 00 horas desta segunda-feira, 25 de julho, a passagem de veículos na fronteira com o Brasil entre Corumbá e Puerto Quijarro.

De acordo com informações repassadas pelo Entre Comillas ao Folha MS, a manifestação é em protesto contra o adiamento da realização de um censo populacional inicialmente marcado para acontecer neste ano. O governo, no entanto, teria anunciado o adiamento para 2024.

As manifestações, segundo a imprensa local ocorre em todo país e inicialmente tem a previsão de durar 24 horas, mas não é descartada a possibilidade do “Paro Cívico” se estender um período maior.

Pontos de bloqueios também foram levantados na rota Bioceânica, principal via de acesso do país.

Na fronteira com Corumbá, a passagem está liberada apenas para pedestres e veículos de emergência. Já carros e caminhões tem o acesso restrito.

fronteira fechada2
Pontos de bloqueios foram montados na Rota Bioceânica

Falta de dialogo

Em Santa Cruz, a greve cívica alega falta de dialogo do atual governo para justificar os argumentos colocados para o adiamento do censo. Segundos os representantes das categorias, a falta de diálogo tem sido constante por parte do governo que, segundo eles, estaria tomando as decisões sem levar em consideração as reais necessidades da população;

Contra a Greve

No entanto, grupos demonstram apoio ao governo e se manifestam contra a paralização. Em diversos pontos da cidade de Santa Cruz, os bloqueios foram retirados. O ministro de Santa Cruz afirma que há normalidade de funcionamento das instituições públicas bem como garantiu que os trabalhos na refinaria estão ativos e que não haverá desabastecimento de combustível.