O delegado titular da 2ª Delegacia da Polícia Civil de Ponta Porã, Rodrigo Blonkowski, de 33 anos, foi preso na manhã desta terça-feira, 05 de julho, em sua casa, durante ação do Grupo de Atuação Especial e combate ao Crime Organizado (GAECO), durante cumprimento de um mandado de busca e apreensão, no âmbito da segunda fase da Operação Codicia.
Segundo registro de ocorrência, na casa do delegado os policiais encontraram, sob a cama, 114 munições de diversos calibres sem o devido registro.
Blonkowski foi detido em flagrante por posse ilegal e teve fiança arbitrada em três mil reais pelo delegado responsável por conduzir a diligência.
Rodrigo Blonkowski estava à frente da 2ª DP (Delegacia de Polícia) de Ponta Porã, desde o afastamento do então titular, Patrick Linares da Costa, alvo Operação Codicia (ganância em espanhol) em abril deste ano. Não há informações do por que Rodrigo passou também a ser alvo pelo Gaeco.
Já Patrick é um dos policiais civis (da ativa e aposentados) investigados pelo Gaeco por suspeita de cobrança de propina para devolução de veículos em poder da Polícia Civil em Ponta Porã.
A primeira fase da operação, desencadeada em abril, cumpriu oito mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária e 16 de busca e apreensão e também apurava suspeitas de tráfico de drogas, desviadas do depósito da polícia naquela cidade.