A visita de Gustavo (Gabriel Stauffer) a Madeleine (Bruna Linzmeyer) mexe com a cabeça da dondoca e faz com que ela desista da vida no Pantanal e volte para o Rio com o filho no colo.
Nos próximos capítulos de Pantanal, ela arruma as malas decidida, sob o olhar de reprovação de Filó (Letícia Salles).
“Se a senhora fô embora c’o esse home, vai se arrependê até o úrtimo dia da sua vida. Ocê esperê seu marido vortá, que ele lhe leva”, recrimina a morena.
Madeleine não gosta da petulância de Filó e faz intriga, sugerindo que a morena é apaixonada pelo patrão desde sempre.
“Essa devoção que você tem por ele, Filó… Isso tem nome. Eu não estou te recriminando por isso… Só estou dizendo que eu não sou cega!”, pontua a loira, que diz ter deixado uma carta de despedida a Zé Leôncio (Renato Góes).
Com Jove nos braços, Filó, sempre leal ao patrão, hesita em entregá-lo à mãe do menino.
“A senhora num vai levá o Joventino daqui! A senhora num feiz ele sozinha!”, diz Filó.
Sem paciência, Madeleine despeja tudo o que sempre achou sobre a relação de devoção de Filó a Zé Leôncio:
“Você acha que eu não sei porque você defende seu patrão com unhas e dentes? Você acha que eu não vejo a forma como você olha para ele? Que eu não vejo as velas que você acende rezando pra ele voltar?”
“Porque sô muito grata a tudo que ele me feiz”, responde Filó, que não esperava a resposta da dondoca:
“Inclusive o seu filho!”
O pequeno Tadeu, que ouve tudo, não entende o teor da conversa, mas fica com uma dúvida que nunca mais vai sair de sua cabeça.
Sem arrependimentos
Malas prontas, Madeleine vai se despedir de Filó, e a morena tenta mais uma vez impedir a partida da patroa, alegando que Zé Leôncio nunca mais vai amar ninguém como amou Madeleine. Mas isso não causa nenhum tipo de arrependimento na carioca.
“Pois diga a ele que, se ele quiser salvar esse casamento, basta vender essa fazenda e ir morar comigo e com o nosso filho no Rio de Janeiro!”
“Ele quer me possuir, Filó, e isso não é amor. Por isso não vou ficar presa nessa fazenda mais um segundo sequer”, continua Madeleine.
Última cartada
Na chalana, na companhia de Gustavo e Jove, Madeleine teme o que terá que enfrentar, e Eugênio (Almir Sater) dá a última cartada para fazer a moça reconsiderar.
“A dona tá indo por uma estrada sem vorta. Mas, se a dona quiser, descarregando a chalana no porto, eu lhe levo de volta pra fazenda… E ninguém precisa saber do que aconteceu.”
“A vida de todo mundo é uma estrada sem volta”, sentencia ela, decidida a voltar à vida urbana.