Morro do Cristo: quem reforma é mais importante do que quem constrói? | Opinião

Você está visualizando atualmente Morro do Cristo: quem reforma é mais importante do que quem constrói?  |  Opinião
  • Autor do post:
  • Post publicado:20 de agosto de 2021

Sinceramente acredito que nas próximas reformas que a administração pública realizar no Cristo Rei do Pantanal, as imagens dos personagens que compõe a via sacra, correm sério risco de serem substituídas pelas ilustres figuras públicas da nossa querida Corumbá.

Isso porque a história na cidade que carrega o peso de ser a que mais detém patrimónios históricos reconhecidos em Mato Grosso do Sul, parece, aos olhos políticos, não ter a mínima importância.

O que vale mesmo é deixar seu nome cravado em uma lápide. Sim, como se fosse um túmulo do qual as pessoas fossem visitar o local com o intuito de saber de quem é aquela grandiosa reforma.

De certo que isso também não é garantia nenhuma. Exemplo disso foi o que ocorreu recentemente com a “reinauguração” do espaço no Morro São Felipe, que abriga as imagens da artista plástica Izulina Xavier com a Via Sacra e o Cristo Rei do Pantanal.

Durante as obras, simplesmente retiraram a placa que indicava as informações sobre a primeira inauguração, a concepção do projeto e a atribuição da administração municipal responsável pela construção.

Sim, na cabeça do atual gestor, importante mesmo é quem reforma, ou seja, ele. Aquele que torra a grana do povo para restaurar o patrimônio que a própria administração pública abandonou e deixou que se acabasse nas mãos de vândalos. Essa parece ser a dinâmica administrativa, já que o espaço havia sido totalmente restaurado em 2015, ou seja, não durou nem 6 anos.

A placa instalada com a inscrição da administração Eder Brambilla, o real responsável pela concepção do projeto, elaboração e construção, foi subitamente trocada por uma, que indica apenas o nome do atual prefeito e da atual diretora da Fundação de Turismo.

Nem mesmo o nome do “companheiro” e vice-prefeito foi lembrado, arquiteto? pra que isso? “os louros” são só dele. Como se diz atualmente, os outros que lutem.

Pega na Mentira

Em contato com a Assessoria de comunicação da prefeitura municipal de Corumbá, questionamos a retirada da placa, mas surpreendentemente fomos informados de que a mesma não teria sido removida e se encontrava exatamente no mesmo lugar deixado desde a última reforma em 2015.

Não sei se realmente eles acreditam nisso, mas contra fatos não há argumentos. Na reforma feita em 2015 a placa não foi retirada como disseram. As próprias imagens mantidas na fanpage da prefeitura mostram isso e podem ser conferidas no link https://www.facebook.com/prefeituradecorumba/photos/a.853477418095830/853478428095729 (Não sei se vão retirar depois, então corre pra ver).

CRISTO REI PLACA ANTIGA2
Foto da própria prefeitura mostra a antiga placa após a reforma feita em 2015 / Reprodução Facebook

A reportagem também buscou informações com a administração anterior que confirmou ter mantido a placa com as características originais no local.

Enquanto isso a placa inaugural, aquela que indica e dá os créditos do espaço a quem realmente trabalhou por ele, está “exposta”, embaixo de um vão de escada, escondidinha, bem no cantinho onde raramente alguém buscará para fazer uma pose e registrar uma bela foto.

placa no vao da escada
Atualmente placa foi acomodada embaixo da escada

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular