Inicialmente, Fabiana Santos dos Reis, que mora em Goiânia, Goiás, começou fazendo lembrancinhas para nascimento e chá revelação. Mas, aos poucos, os pedidos foram aumentando. Hoje, transformou-se em uma recordação para os pais. “Geralmente, faço as miniaturas a partir de fotos. Os pais pedem para colocar a miniatura dentro de algum cristal ou cestinha, tipo um ensaio newborn mesmo. A maioria das fotos recriadas são de ensaios e da hora do parto”, conta.
Para construir os pequenos bebês, Fabiana usa porcelana fria, usada na fabricação de biscuit. “Eu mesma faço a massa. É material seco, rígido e muito resistente”, conta. “Nunca consegui fazer cursos, pois os altos custos não me permitiam… (risos). Mas como eu precisava de uma renda, pois tenho filhos pequenos ainda, fui treinando por revistas, pois, na época que comecei, ainda não existia acesso à internet”, lembra.
Hoje, quase metade dos pedidos vêm de pais enlutados. “45% dos pedidos são de pais de bebês prematuros que já faleceram. Esses, em conformidade com os pais, modifico a pele, se tiver imperfeições. Se a foto não estiver completa, eu completo… Às vezes, é a unica lembrança que eles terão do filho. Também faço muitos fetos”, conta. “É uma das melhores formas de eternizar a idade ou um momento”, finalizou.
Confira, abaixo, alguns dos trabalhos: