A instalação de equipamentos necessários para garantir maior segurança no trânsito em trecho da BR-262, dentro da área urbana de Corumbá, é o que está cobrando a vereadora Raquel Bryk, como forma de reduzir a alta incidência de acidentes, inclusive com vítimas fatais, em toda a extensão do chamado Anel Viário.
Durante sessão ordinária da Câmara, a vereadora apresentou requerimento endereçado ao superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Euro Nunes Varanis Junior, com cópia ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Paulo André de Araújo Junior, solicitando realização de estudos neste sentido.
Ela explicou que é necessária a implantação de equipamentos de segurança como redutor de velocidade, câmeras de monitoramento, posto móvel ou imóvel de fiscalização, para reforçar a sinalização do perímetro de circulação de veículos do trecho urbano da BR-262, na parte alta de Corumbá.
“Isso é preciso para garantirmos maior segurança aos pedestres, especialmente às crianças e idosos, como também dos animais, com o objetivo de acabar de uma vez por todas com os acidentes naquela região”, ressaltou.
Ela lembrou inclusive locais considerados perigosos como o trecho da Rua 21 de Setembro, no Bairro Jardim dos Estados, entre da Rua Santa Catarina até a Escola Municipal Almirante Tamandaré, região onde, mesmo com placas de sinalização, os veículos trafegam em alta velocidade.
“São acidentes que já causaram lesões gravíssimas nos envolvidos, prejuízos materiais e financeiros em decorrência de invasão de veículos nas residências e além das inúmeras vítimas fatais”, ressaltou.
“Muitos moradores estão denunciando que a região tem se tornado um verdadeiro pesadelo com constantes rachas e exibições de manobras arriscadas por motoqueiros, e perturbação do sossego com equipamentos de som em veículos, especialmente nos fins de semana e mesmo com decretos de toque de recolher”, observou.
Fiscalização
Raquel Bryk está também reivindicando junto ao deputado estadual Evander Vendramini e ao superintendente regional da Polícia Rodoviária no Mato Grosso do Sul, Luiz Alexandre Gomes da Silva, uma fiscalização mais efetiva na BR 262, trecho entre o Trevo do MENCK e o perímetro urbano de Corumbá, no sentido de evitar que as carretas que transportam minério transitem sem lona em sua carroceria.
Explicou que existem muitas reclamações de motoristas que tiveram seus para-brisas quebrados por estes fragmentos que escapam das carrocerias, e que isso acontece com maior frequência neste trecho, justamente pelo fato de que os caminhões estão com a carga coberta por lona. Destacou que essa infração pode causar acidentes mais graves na rodovia.