Vereador volta cobrar por implantação do Portal da Transparência na Santa Casa de Corumbá

quatro óbitos em Corumbá
Unidade recebeu a maior parte dos recursos destinado ao combate da pandemia
  • Autor do post:
  • Post publicado:15 de junho de 2021

A disponibilização de um portal de transparência com as informações sobre a gestão da Sociedade Beneficente Corumbaense (Santa Casa de Corumbá), com informações principalmente dos recursos públicos disponibilizados pelo Poder Público (Federal, Estadual e Municipal), voltou a ser cobrado ontem, segunda-feira, 4, na Câmara Municipal, pelo vereador Chicão Vianna, presidente da Comissão de Assuntos Relevantes para acompanhar o Poder Executivo nas ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 e também da dengue.

A cobrança foi feita por meio de uma indicação direcionada ao presidente da Junta Interventora da Santa Casa de Corumbá, reforçada durante uso da palavra livre, quando o vereador fez um relato sobre o fato de Corumbá estar entre os oito municípios sul-mato-grossenses na mira da CPI do Senado, por apresentar irregularidades em ações de combate à Covid.

Diante da situação, ele apresentou uma indicação para que, em regime de urgência, o hospital disponibilize o portal da transparência dos gastos, lembrando que a instituição é “administrada pelo Poder Público e gerida, praticamente em sua totalidade, com recursos públicos, visando assim elucidar possíveis indagações de irregularidades, como as apontadas pelos relatórios produzidos pela Divisão de Fiscalização em Saúde do Tribunal de Contas do Estado em 2020, que foram enviadas à Comissão do Covid-19 do Senado Federal”.

Ele argumentou que a disponibilização do portal já foi objeto de recomendação por parte do Ministério Público Federal, ainda não cumprida, e constantemente cobrado pela Câmara Municipal de Vereadores.

O assunto foi amplamente debatido na Casa de Leis. O presidente do Legislativo, vereador Roberto Façanha, lembrou inclusive que, ainda em 2020, os vereadores que integravam a antiga Comissão de Assuntos Relevantes mantinham entendimentos direto com a Junta Interventora do hospital, cobrando uma posição em relação à implantação do Portal de Transparência, para que todos possam ter acesso e informações concretas sobre a aplicação de recursos públicos.

Chicão lembrou que, ainda esse ano, durante reunião na Câmara, o presidente da Junta Interventora informou que o portal estaria disponível “nos próximos dias”, mas que, “até hoje, isso não aconteceu”. Deixou evidente a necessidade dessa ferramenta, como forma de não deixar “Corumbá ser manchete negativa em todo o Brasil. Todos precisamos saber onde está sendo aplicado os recursos destinados à Santa Casa, aprovados pela Câmara”, cobrou.

chicao
Requerimento foi apresentado pelo vereador Chicão Vianna

O vereador aproveitou o tema e solicitou à Mesa Diretora da Câmara, a prorrogação do prazo de funcionamento da Comissão de Assuntos Relevantes que trata da Covid-19 e da dengue no Município.

CAMPANHAS

Por outro lado, o vereador apresentou ainda um requerimento direcionado ao prefeito Marcelo Iunes, solicitando informações a respeito da quantidade de alimentos arrecadados durante a campanha que vem sendo realizada no Ginásio Poliesportivo de Corumbá, durante a imunização contra a Covid – 19; se já foram destinados às famílias corumbaenses; quantas foram atendidas, e quando que a distribuição aconteceu.