Corumbá (MS)- Em plena pandemia da Covid-19, as agências bancárias de Corumbá seguem o caminho inverso do que é preconizado pelas autoridades mundiais de saúde, com horário reduzido de atendimento, ocasionando enormes filas e aglomerações, um alto risco para disseminação em massa do novo coronavírus.
A situação é preocupante e vem se repetindo desde a última segunda-feira, 5, nas portas das agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Santander. O assunto foi bastante debatido na última sessão da Câmara Municipal de Vereadores que está se movimentando para reverter esse quadro e evitar o crescimento da doença, com surgimento de novos casos e o alto risco de óbitos.
Durante a sessão, os integrantes da Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara que trabalha ao lado do Poder Executivo nas ações de enfrentamento à Covid-19 e também à dengue, apresentou dois requerimentos solicitando uma tomada de posição urgente, visando o fim das enormes filas.
A comissão é integrada pelos vereadores Chicão Vianna, Manoel Rodrigues, Alexandre Vasconcellos, Samyr Qualhada e Daniel Brambilla, sob presidência do primeiro. O grupo, que conta com apoio de toda a Casa de Leis, sugeriu à Mesa Diretora, o envio de ofícios ao gerente da Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Vital Gonçalves Miguéis, e ao Sindicato dos Bancários de Corumbá, para que tomem medidas urgentes, em conjunto com as instituições financeiras, para solucionar o problema.
“As filas não estão acontecendo somente em frente a Caixa Econômica responsável pelo pagamento dos auxílios financeiros estabelecidos pelo Governo Federal, em virtude da pandemia da Covid. Acontece também em outras agências localizadas na cidade”, observam os vereadores no documento.
“A aglomeração de pessoas é exorbitante na frente das agências, o que leva a crer que não há funcionários suficiente para o atendimento ao público corumbaense, resultando em acúmulo de pessoas nas entradas das instituições, desrespeitando inclusive a legislação que estabelece um tempo limite de15 minutos para atendimento”, explicam.
Por isso mesmo, a comissão está cobrando adoção de medidas por parte do Procon, para fazer cumprir a lei, coibindo a aglomeração de pessoas nas entradas das agências bancárias, sem qualquer critério, fila organizada, e distanciamento social.
Os vereadores sugeriram que os funcionários das agências façam atendimento preliminar, nas próprias, mas organizadas filas, para sanar as dúvidas dos clientes, ou a extensão do horário de atendimento durante a pandemia.
“Uma das saídas seria prolongar o horário de atendimento. Hoje, está resumido em quatro horas e isso acaba gerando aglomerações e filas. Estendendo o horário, das 08 às 16 horas, por exemplo, evitariam as grandes filas. Acreditamos que a intervenção do Procon e do Sindicato garantirá maior efetividade no cumprimento das normas”, justificam.