O Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Profissional Série A 2021 começa no domingo (28), com quatro jogos válidos pela primeira fase. A competição tem o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
A tabela de confrontos da fase classificatória foi definida pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) após a promoção de Dourados Atlético Clube, Três Lagoas Sport Club, Clube de Esportes União/ABC e Novo Futebol Clube à elite estadual.
Na primeira divisão, as quatro equipes juntam-se a Esporte Clube Comercial, Aquidauanense Futebol Clube, Costa Rica Esporte Clube, Operário Futebol Clube, Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (Serc) e Esporte Clube Águia Negra.
Novo formato de disputa
O Estadual 2021 será disputado em novo formato. Os 10 times foram separados em dois grupos iguais. Na primeira fase, classificatória, as agremiações vão se enfrentar em turno e returno. As três melhores equipes de cada grupo garantem vaga ao hexagonal final. Já os últimos colocados das chaves A e B serão rebaixados.
Confira abaixo a composição dos grupos da fase inicial:
Grupo A: Águia Negra, Aquidauanense, Dourados, Novo e Operário.
Grupo B: Comercial, Costa Rica, Serc, Três Lagoas e União/ABC.
Na segunda e última fase, não haverá o sistema “mata-mata”, isto é, sem quartas de final, semifinal e final. Os seis classificados jogam entre si, em grupo único, com confrontos de ida e volta, no formato de pontos corridos. Sagra-se campeão o clube que obtiver o maior número de pontos conquistados nesta fase.
Primeira rodada
No domingo (28.02), pelo grupo A, Dourados e Aquidauanense se enfrentam às 15 horas no Estádio Municipal Fredis Saldivar (Douradão). Duas horas depois, o Águia Negra, atual campeão, recebe o Novo no Estádio Municipal Iliê Vidal (Ninho da Águia), em Rio Brilhante.
Já pelo grupo B, Comercial e União/ABC duelam, às 15 horas, no Estádio Universitário Pedro Pedrossian (Morenão), em Campo Grande. No mesmo horário, o Três Lagoas visita o Costa Rica no Estádio Municipal Laerte Paes Coelho (Laertão). Devido à pandemia da Covid-19, todas as partidas acontecerão com portões fechados ao público.
Punição do Corumbaense
O Carijó da Avenida cumpre suspensão após ser punido pelo TJD-MS com dois anos sem poder disputar competições oficiais. A decisão veio após o clube desistir da disputa do campeonato estadual de 2020, alegando dificuldades financeiras em decorrência da pandemia do novo Coronavírus.
Ainda de acordo com a decisão o clube que só poderá retornar aos gramados em 2023, deverá regressar para série B do campeonato estadual e buscar o acesso para elite do futebol sul-mato-grossense.
Tanto Corumbaense quanto Maracaju se apoiaram em um parecer da Secretaria Especial de Esportes do Ministério da Cidadania que orientava as entidades a não punir os clubes que foram prejudicados pela pandemia da Covid-19, para não receberem a sanção prevista no regulamento do campeonato sul-mato-grossense.
O TJD, no entanto, entendeu que “a pandemia não deve ser utilizada como justificativa para afastamento dos clubes, ou até mesmo, como excludente de responsabilidade. Isto porque ambos os clubes concordaram com o retorno do Campeonato Estadual e somente nas vésperas das partidas manifestaram pelo abandono da Competição”