Corumbá (MS)- O Programa de Apoio à Geração e Incremento de Renda (AGIR) – Pantanal, realizado pela Fundação Vale, em parceria com Instituto Meio e Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, selecionou 15 negócios locais para a etapa de consultoria e aceleração dos empreendimentos. Eles receberão consultoria especializada e investimentos de acordo com as necessidades mapeadas, para que possam acessar novos mercados e buscar incremento de renda.
O AGIR Pantanal teve início em novembro do ano passado, com a realização de uma capacitação gratuita e 100% online sobre empreendedorismo. Todos os inscritos tiveram acesso, durante cinco semanas, a videoaulas e exercícios, que abordaram temas como planejamento estratégico, técnicas de apresentação, custos e fontes de receitas. Os participantes também contaram com o acompanhamento de um assessor local. Após essa primeira etapa, foram recebidos 67 vídeos para inscrição na próxima fase e 15 negócios foram selecionados.
Os empreendedores contemplados iniciarão, agora, a pré-aceleração de seus negócios, que consiste em aulas de planejamento financeiro e estratégico. Ao final desta etapa, cada um deles terá seu plano de negócios detalhado e um plano de ação para o período de um ano. Também serão definidas quais são as principais necessidades de cada empreendimento, que serão trabalhadas na fase de aceleração, entre abril de 2021 e março de 2022.
Neste período, o planejamento elaborado será executado e os negócios receberão investimentos diretos, como insumos e equipamentos. Eles contarão com consultoria especializada que auxiliará com a gestão financeira, estratégias de comunicação e vendas e outras demandas que forem necessárias, além do acompanhamento mensal de um consultor.
“Nosso objetivo com o Programa AGIR Pantanal é fomentar iniciativas de instituições e empreendedores que resultem em maior dinamismo econômico, no fortalecimento das comunidades e no desenvolvimento sustentável da região”, afirma Maria Alice Santos, da gerência do Território Sul/Sudeste da Fundação Vale.
Mais informações sobre o programa e a relação dos negócios contemplados estão disponíveis no site: http://www.agirpantanal.com.br.